Positivo Futura: vale a pena?

A Positivo fabrica um micro chamado Futura B17. Por R$ 900,00, você leva para casa um Celeron 1.20GHz, 256MB de RAM, 40GB de HD e o Windows XP Starter Edition, além de um monitor CRT de 15”.

Mau negócio? Talvez não… comprei um desses e posso afirmar que há um bom público para ele. Acompanhem a dissecação e tirem suas próprias conclusões.

DSC03387

 

Pois bem, a primeira coisa que chama atenção no "Futura B17" é o tamanho: o gabinete estilo "desktop" tem apenas 39cm x 30cm x 17cm. É realmente pequeno e cabe em qualquer canto, especialmente se usado na vertical. O teclado é bonito e as teclas, macias. O mouse não é optico e é pequeno, quem não tem mãos pequenas vai reclamar. É meio desconfortável, mas tem boa resolução.

Acompanham o micro três CDs: um com o Windows XP Starter Edition, outro com o Nero e o último com os drivers da placa-mãe.

Na parte frontal, há um enorme botão liga-desliga, mas que não destoa do conjunto. O leitor de CD também é gravador e aqui bem poderia ter vindo um ;quot;combo" DVD R/W. Na direita, há duas portas USB 2.0 e as entradas para microfone e fones-de-ouvido. Curiosamente, não há um led indicando o funcionamento do HD.

DSC03383

Na traseira, há mais duas portas USB, uma porta Ethernet 10/100, uma saída para impressora, outra para linha telefônica ( o modem é do tipo WinModem V92 ). Há ainda três conectores de áudio ( microfone, alto-falantes e entrada auxiliar ), uma saída VGA e entradas PS-2 para teclado e mouse. Neste ponto, senti falta de teclado e mouse USB, mas levando em consideração o preço ( e as entradas USB traseiras ), está de bom tamanho.

A ventoinha realmente me impressionou: é muito silenciosa e mantém o conjunto numa temperatura bastante aceitável. Infelizmente a distribuição de calor dentro do gabinete não é das melhores ( e nem poderia, dado o tamanho ), como veremos mais adiante.

A fonte de alimentação é externa e o conector está mal-colocado, ficando muito próximo da entrada para teclado. Se o ele fosse paralelo ao cabo ( e não perpendicular ), não haveria problema.

 

As Entranhas

 

Curioso para ver o que há dentro de tão pequeno mimo? Eu também… foi irresistível abrir, antes mesmo de ligar.

DSC03371

Reparem no cabo multi-vias amarelo. É um cabo IDE, onde o conector central vai ligado à placa-mãe, o esquerdo ao drive de CD e o direito ao HD. Muito bem bolado, assim como os cabos de alimentação: curtos e com bons conectores na ponta. Na parte superior, à esquerda, pode-se ver o cabo da impressora, também no comprimento exato.

A mecânica do gabinete foi muito bem resolvida e não há "pontos vivos".

Na placa-mãe, no canto inferior esquerdo, pode-se ver que um conector não foi montado. É o do drive de disquete. Quem tiver habilidade com o ferro de solda e quiser ( por algum obscuro motivo ) adicioná-lo, certamente conseguirá. É claro que será preciso outro gabinete.

Na direita, em cima, está o dissipador de calor do processador ( logo do lado do chipset SIS ) e é justamente aí que está o maior problema. Apesar do Celeron ter se comportado bem e permanecido numa temperatura razoável ( 57 graus Celcius ), adivinhe o que fica exatamente acima dele? Ganhou um Toblerone quem disse "o HD".

Num gabinete tão apertado é difícil achar uma solução para esse problema, mas fiquei preocupado com a vida útil do Maxtor STM3402111A.

Mais algumas fotos:

DSC03373

DSC03377

DSC03378

DSC03374

Chama a atenção a bateria da CMOS ficar na vertical e o silk "OT360".

Vasculhando um pouco por aí, não foi difícil descobrir que a placa-mãe e o gabinete são fabricados pela Lite-On. Na verdade, é um "pacote fechado", vendido em OEM, onde o fabricante local revende com seu próprio nome. Prática comum, utilizada pela Apple, por exemplo.

Repararam na falta de slots PCI? E de conectores de memória? Pois é, nada de expansão. Nada. Se houvesse ao menos um conector para memória e um slot Express Card, seria um hardware "matador". E isso não me parece impossível, fisicamente falando, mas talvez fique fora do "target" de preço.

 

Ligando…

 

Na verdade, tomei um susto ao ligar: apareceu a tela do Grub! Estava instalado o Kurumin 7!

Não entendi nada… o micro era anunciado com o XP Starter, havia inclusive um adesivo no gabinete… e o Kurumin estava instalado? Como seria possível? Bem… já havia alguns dias que o Futura estava na empresa e, certamente, eu não era o primeiro a usá-lo. Dito e feito: já haviam apagado o XP Starter e colocado o Kurumin.

Para fazer uma análise mais crítica, enfiei o CD de instalação do XP e voltei a máquina ao estado original.

Para quem não está acostumado, o Starter Edition é um martírio: ele só permite três programas abertos e três janelas de cada programa. Ou seja: a toda hora aparece um aviso de que você precisa fechar alguma coisa se quiser abrir outra janela… realmente incomoda. Sem contar o logo "Windows XP Starter Edition" no canto inferior direito da tela… como nas transmissões de TV.

O usuário mais avançado também sofre com outros pequenos detalhes, mas que irritam muito: não se pode clicar com o botão direito sobre o botão "Iniciar", por exemplo. Digo… até é possível, mas nada acontece. Outro aborrecimento: não é possível abrir o "Task Manager", nem pela linha de comando! Acessar a rede interna da empresa também foi impossível…

Mas o que mais me preocupava era a escassez de RAM. Como ficaria o sistema com meros 256MB de RAM? Claramente, um pente adicional seria muito bem-vindo mas com alguma paciência, tudo roda a contento. Para navegar na internet, redigir textos e controlar pequenas planilhas, é mais que suficiente, mas não tente jogar "Command & Conquer: Generals" nele.

O problema do acesso à rede da empresa inviabilizou o uso que tinha em mente: máquinas para secretárias e departamento pessoal. Talvez haja alguma configuração no Starter Edition, mas me desanimei.

Começei um pequeno teste de performance e o HDTach acusou o seguinte:

hdatch2

Comparando com os micros "desktop" da Mirax, nota-se que o desempenho do HD foi muito baixo para leituras tipo "burst", possivelmente devido ao tempo de posicionamento das cabeças: 18ms. Mas, para leituras sequenciais, foi aceitável. No entanto, não espere uma velocidade impressionante.

Quando estava iniciando o teste com o Sisoft Sandra, me dei conta de que o comprador deste tipo de micro não está interessado em um desempenho fantástico. Ele quer apenas o básico: o uso doméstico de internet e Office. Para isso ( e apenas para isso ), é bem possível que fique satisfeito.

Como o limite das janelas do XP Starter estava realmente irritante, reinstalei o Kurumin e, para minha surpresa, o micro parecia outro: inicializando rapidamente, respondendo muito bem e abrindo vários aplicativos de forma bem rápida. Se a Positivo entrasse em contato com o Morimoto ou com o pessoal da Linspire e deixasse o XP Starter como opcional, talvez tivesse mais clientes.

 

Considerações Finais

 

O objetivo principal da compra, que era ter um micro barato e enxuto para ser usado nos departamentos da empresa foi por água abaixo com o XP Starter Edition. Mas como ele funcionou muito bem com o Linux, ainda há esperança. Definitivamente, a Positivo deveria considerar a possibilidade de oferecer uma distribuição Linux pré-instalada.

O monitor também deixou a desejar: apesar das 15”, os tubos já deveriam estar extintos. Um LCD de 14” seria mais vantajoso.

O mouse, mesmo não sendo óptico, poderia ser maior. E a falta da expansão de memória é um ponto extremamente negativo.

Agora, como tudo tem seu lado bom, o tamanho e o desenho me agradaram muito. O nível de ruído também é um ponto de destaque, sendo quase imperceptível no dia-a-dia. Daria para usar o micro no quarto tranquilamente.

Entre mortos e feridos, eu diria que salvaram-se todos. O Futura B17 tem sim sua posição no mercado: pode ser o primeiro micro para crianças, micro para usuários domésticos e, se o departamento de TI tiver duas horas para gastar, também pode ser aproveitado nas empresas, desde que haja um Linux customizado.

Autor: Marcellus Pereira

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples