Meio Bit » Arquivo » Internet » Blogblogs inova com bookmarks ao estilo del.icio.us

Blogblogs inova com bookmarks ao estilo del.icio.us

16 anos atrás

bloglogo.jpgOs usuários do Blogblogs foram surpreendidos com uma excelente novidade no último domingo: um serviço de bookmarks integrado ao portal que já se consolidou com o grande índice da blogosfera nacional. Numa primeira olhada é tal e qual ao seu grande inspirador o del.icio.us. o que aliás está até mesmo na chamada do serviço: "Que del.icio.us que nada...", logo na home. Piadas à parte a iniciativa merece o apoio, nem que seja pelo fato de agregar conteúdo relevante (seus links são sempre relevantes, claro) à comunidade formada pelos editores da blogosfera nacional.

manoel.jpgConversei com o criador do Blogblogs, Manoel Lemos para entender um pouco melhor sobre as suas motivações com esta novidade e os passos que o Blogblogs deve tomar nos próximos meses. Ou seriam semanas? São apenas três perguntinhas bem básicas, mas o material rendeu muito bem. Acompanhem!


1. Há quanto tempo no ar, Manoel? O que o Blogblogs ensinou a você sobre o mercado de blogs no Brasil?

O BlogBlogs está no ar faz um ano e meio, mas a coisa realmente ficou mais seria a partir do Carnaval deste ano com o lançamento da nova versão do site. O BlogBlogs me ensinou muito sobre os blogs no Brasil e o poder da chamada Blogosfera. A realidade é que ainda estamos numa fase de amadurecimento da blogosfera nacional no que se refere a escala e diversidade de assuntos.

Ele ainda é muito centrada em si mesma e existe uma predominância de assuntos relacionados a tecnologia, internet e à blogosfera propriamente dita, mas isto está mudando.

O BlogBlogs é um bom termômetro para acompanhar a mudança, pois cada vez mais vejo blogs de diversos assuntos sendo adicionados e referenciados no sistema. Os temas vão desde blogs de crochê (encontrei um com ótima visitação) a blogs sobre pesquisas científicas avançadas. Ou seja, a cauda longa da blogosfera brasileira começa a se espichar.

2. Numa olhada rápida vemos uma grande tendência de bookmarks na área de tecnologia. Vc acha que isso se sustenta ou vamos vislumbrar outros interesses da massa blogueira?


Sim, como eu disse antes, existe esta predominância de temas na blogosfera local e isto ficou um pouco mais acentuado nas tags dos bookmarks pois a maior dos bookmarks adicionados neste primeiros dias do serviço foi de bookmarks importados do Del.icio.us. Porém o Del.icio.us é um serviço pouco conhecido por não-geeks e ai os temas geeks predominam. Não acredito que seja uma tendência, mas sim o reflexo de uma realidade da vanguarda da blogosfera local.

A medida que o 'povão' passar a usar mais a Internet, os Blogs e o BlogBlogs veremos uma maior diversidade de temas e, então, poderemos usar ferramentas como nuvem de tags e outros para identificar algumas tendências. O outro problema é que nuvem de tags são medidas das movimentação nas últimas horas e ai a coisa não serve muito para se ver tendências, mas se analisarmos o freqüência de aparição de certas tags em um período de tempo maior, ai sim podemos perceber tendências se formando e se dissipando.

3. O que usuários e leitores que conheceram o Blogblogs agora podem esperar de novidades nas próximas semanas?

Bom, para as próximas semanas acho que não muitas, mas para os próximos meses as novidades serão grandes. Nas próximas semanas focaremos nosso trabalho em aprimorar os Bookmarks que acabaram de ser lançados e a melhorar vários aspectos internos do BlogBlogs. Depois virão as grandes novidades que estamos preparando, mas infelizmente ainda não posso falar muito disto.

O que posso dizer é que cada vez mais veremos funcionalidades de agregação e filtros sociais de conteúdos gerados pelo usuário no BlogBlogs. Ah, a categorização dos blogs no BlogBlogs também está para sair das pranchetas.

Opinião.

Falando um pouco mais sobre o serviço agora. A utilização não apresenta qualquer dificuldade para usuários médios. Os campos básicos de cadastro que encontramos em serviços semelhantes estão lá. estão lá e você pode até mesmo importar seus bookmarks do del.icio.us o que, bem, é um pouquinho lento. Mas nada que comprometa se você for um blogueiro paciente.

Para ficar atento:
Se você ainda não tem uma conta lá no Blogblogs, dê um pulinho por lá e conheça as funcionalidades do portal e sua comunidade.

relacionados


Comentários