Dança das cadeiras na Mozilla: Gary Kovacs deixa cargo de CEO; Mitchell Baker torna-se presidente executiva

Gary KovacsEm comunicado divulgado hoje pela Mozilla Foundation, foi anunciado que Gary Kovacs, que ocupa o cargo de CEO desde 2010, deixará a posição no fim do ano. No momento a empresa procura um substituto, enquanto ele prepara sua saída, mas Kovacs permanecerá no roll de diretores.

Kovacs é um profissional calejado na área de TI, com passagens pela IBM, Adobe (onde foi VP de Gerência de Projetos, depois que a Macromedia foi absorvida) e Sybase (também VP de Gerência de Projetos, até a empresa ser adquirida pela SAP, em 2010).

Essa foi apenas a principal de uma série de modificações no alto escalão da Mozilla: Mitchell Baker, uma das principais responsáveis pela criação do Mozilla Project em 2003 e que havia deixado o cargo de CEO em 2008, exercerá a função de Presidente Executiva. Já Jay Sullivan, até então VP de Produtos, ocupará a partir de agora o cargo de COO da companhia; Harvey Anderson, membro do conselho geral, será o VP de Negócios e Assuntos Legais; Li Gong, presidente da Mozilla Foundation na Ásia, acumulará a função de VP de Dispositivos Mobile e Brendan Eich permanecerá como CTO e VP de Engenharia.

Essa série de mudanças, segundo a Mozilla, são para concentrar o foco da empresa no mercado mobile, agora que estão investindo pesado no Firefox OS. Mitchell disse num post que “Kovacs foi crucial para mover o Firefox do desktop para aparelhos móveis”, então essa direção renovada recebe a missão de fazer o projeto deslanchar.

Já sobre sua saída, o próprio Kovacs disse em entrevista que após três anos à frente da Mozilla, deseja partir para algo mais comercial. Então boa sorte à ele, e vamos ver o que vem por aí com o Firefox OS, com o qual tenho muita curiosidade.

Fonte: TC.

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia