Meio Bit » Arquivo » Software » Bit Torrent, Open Source e não-notícias

Bit Torrent, Open Source e não-notícias

17 anos atrás

meiobit-bittorrent.jpg

Vários sites estão noticiando que o Bit Torrent "fechou o código", não mais distribuindo os fontes de sua aplicação, apenas binários pré-compilados.

Está perfeitamente dentro do direito deles, mas é uma atitude muito antipática. O contrário é sempre bem-visto, mesmo quando são empresas com produtos que se tornaram irrelevantes, como o Eudora, e tentam capitalizar a simpatia (pra não dizer a pena) da comunidade.

Só que o buraco é mais embaixo.

O Bit Torrent embora tenha sido o iniciador de tudo, sempre foi um cliente muito limitado. Sua penetração de mercado jamais chegou perto de programas como o Azureus ou o µTorrent, tanto que comprou este último. Convenhamos, um cliente completo, com interface web e tudo, rodando em um único executável de 219KB é uma obra-prima de programação.

Assim, a versão do Bit Torrent que foi lançada mês passado foi a primeira baseada no µTorrent. Sendo que este nunca foi Open Source. Para manter a vantagem estratégica, e tentar reconquistar o mercado, essa versão do Bit Torrent não vem com fontes, do contrário estariam dando de bandeja o código-fonte do melhor cliente Bit Torrent da atualidade.

A versão oficial, claro, é outra. Ashwin Navin, presidente da Bit Torrent, inc declarou:

"Há dois problemas que as pessoas precisam entender. Desenvolvedores que criam produtos Open Source às vezes têm seus produtos reembalados e redistribuidos por empresas com objetivos malignos. Eles redistribuem o software com Spywares ou cobram pelo produto. Às vezes recebemos telefonemas de pessoas reclamando que tiveram que pagar pelo cliente Bit Torrent"

Desculpe, Mr Navin, mas se o seu usuário é burro o bastante pra baixar uma cópia do Bit Torrent direto do site www.evilspywareebugs.com o problema é dele. Prejudicar todos os outros usuários com QI acima de uma salsinha é nivelar por baixo, assumir que todos são burros e devem ser protegidos da própria ignorância. Mesmo que fosse verdade, onde fica Darwin?

A empresa está apostando que o feedback negativo por parte da comunidade Open Source não será significativo, e que o usuário do Bit Torrent quer um programa que funcione e está pouco se lixando para ter acesso aos fontes ou não.

Vai funcionar? Não sei. Estou satisfeito demais com o µTorrent para querer mudar, ou mesmo experimentar o Bit Torrent novo, ainda mais depois dessa atitude antipática. Tornar um programa Open Source é que nem perder a virgindade. Não tem volta. (a não ser que você seja desenvolvedor OS/2)

Fonte: Slyck

relacionados


Comentários