Digital Drops Blog de Brinquedo

Não que seja novidade mas ninguém liga pra Smart TVs

Por em 3 de janeiro de 2013
emÁudio Vídeo Fotografia
Mais textos de:

Site | Twitter
  • portugassis

    Concordo com o post, eu mesmo só acesso youtube e netflix na TV, os demais aplicativos no máximo abri uma vez para ver como que era e nunca mais.

    Ah… usei o facebook uma vez para mostrar para minha mãe fotos do casamento de uma prima.

  • Edmilson_Junior

    Ainda não acho que o preço compense, compro uma normal, plugo um media center Android de 60 dólares e tenho um sistema bem mais prático de gerenciar.

    • Tejobr

      O que interessa são os consumidores comuns, não gente que sabe acertar relógio de videocassete. Falta, apenas, simplificar uma coisa ou outra.

  • http://twitter.com/cristianobnu Cris

    Quanto tempo será que vai levar para essas emissoras de TV e canais tradicionais serem substituídos completamente por aplicativos nas smart-coisas? É muito mais prático uma pessoa que gosta de novelas por exemplo, abrir o aplicativo da Globo e continuar a ver os capítulos que ainda não viu a qual quer horário.

    Mas acho que essa realidade vai chegar apenas quando não nos preocuparmos mais com velocidade de internet.

  • http://marcusvbp.com.br/ Marcus VBP

    Não apenas ninguém liga pra smart tvs, como também ligam muito menos para tvs 3D. Estas só servem para jogar meia dúzia de jogos de PS3 e olhe lá.

    Uma tv com acesso a internet e apps não é ruim, mas precisa fazer sentido no contexto de uso. Como o artigo deixou claro, Apps de bittorrent Youtube, Vimeo, Netflix, IMDB são mais do que bem-vindos.

    Qualquer outra coisa que fuja disso, não será utilizado.

    São como aquelas geladeiras com acesso a internet: quem em sã consciência vai usar twitter e facebook em pé, na geladeira? Porém, Apps de acesso de receitas, cronômetro, etc seriam mais que bem-vindas.

    • Jos_El

      Tem que falar isso pra Sony. Tenho uma Smart TV de 42 polegadas que até hoje não tem acesso a Netflix. Aí você fala com o suporte e eles dizem que o equipamento Sony pra acessar Netflix é o Playstation 3.

      • http://marcusvbp.com.br/ Marcus VBP

        Triste isso. a sony tem esse péssimo costume: visualmente e tecnicamente os eletrônicos da sony são muito bons, mas o que vc consegue fazer com eles é controlado com mão de ferro.

        por exemplo, eu tenho uma bravia-dumbtv e ela praticamente não roda nenhum tipo de vídeo, apenas AVI mpeg-2. e sem legenda.

        Já a samsung da minha irmã roda até disco vinil, já incluindo as legendas em srt.

        hoje eu tenho um android tv chinês que resolve todos os meus problemas, mas se eu tivesse dependendo da sony eu tava vendo vídeos no notebook até hoje.

        • RedVivo

          De fato, eu amo minha Samsung Smart TV. O suporte a formatos dela chega a ser superior ao Blu-Ray, que é da Samsung também.

      • Thiago Pacheco Carneiro

        Os modelos mais novos da Sony (como a 40HX755) acessam Netflix numa boa, via wifi (sem precisar de adaptador). Mas nada de suporte a SRT… :(

    • http://twitter.com/Eddie_soul True Story

      Fale por voce. Smart TVs sao inuteis pois hoje qualquer celular pode ser ligado a TV e obter os mesmos recursos. Ja o 3D nao.
      Pra mim o 3D em filmes e algo totalmente dispensavel e o de consoles meia boca (tbm com hardware datado fica dificil).
      Quem ja ligou um bom PC em uma TV 3D ou monitor 3D discorda bem de vc… A profundidade e muito maior que em um console.

  • Leonardo Brito

    só da valor às funcionalidades de uma smart TV aquele amigo chato que quer (ou comprou) uma TV de R$4k que mostra imagens e tem a mesma qualidade e tamanho que a sua de R$1.500 e tem que procurar motivos para ser “superior” e ter feito uma “melhor compra” ¬¬

    • Davi Braga da Rocha

      Você me parece uma colega de trabalho que assinou Sky pelos canais em HD e usava TV de tubo por dizer que não tem diferença nenhuma na imagem… Claro que quando fui ver ela ligava o receptor na TV LED por cabos RCA, só não ligou direto na entrada de ANT-IN como se faziam antigamente com os videocassetes por o receptor não ter essa saída.

  • http://www.facebook.com/felipe.riffel Felipe Delazeri Riffel

    Fiz questão de quando fui trocar a tv optar por uma smart tv, optei por uma da samsung, e digo vale muuito a pena, pela facil conexão com o PC, e pelos aplicativos de netflix e crunchyroll, o youtube não digo tanto pq é um saco catar videos na TV, ficar digitando catando milho não funciona, e minha mãe tbm foi uma que gostou muuito da smart tv, ela usa o netflix 5x mais que eu agora.

    • Tejobr

      Não sei qual é o seu modelo, mas a minha de 40″ aceita teclado e mouse sem fio comuns. ;-)

  • Luiz Felipe

    A verdade é que as televisões de hoje já tem toda a interatividade que alguem precisa, se queiser. É só plugar o hdmi em um computador de verdade. A TV compre bem o papel dela, é ser somente uma mera tela.

    • http://portofacil.net Janio Sarmento

      Exatamente o que eu ia comentar!

      Cansei de gastar dinheiro em media players xing-ling que funcionavam bem por dois meses, e depois já não reconheciam os arquivos mais novos. Comprei um adaptador para ligar o MacBook na HDMI, um apepê de um dólar (mas tem gratuitos também) para usar o iPhone como controle remoto via wi-fi, e pronto.

      Não tem coisa melhor que assistir aos meus filmes favoritos pelo VLC, ou que ver NetFlix usando o computador.

      Com um adaptador HDMI de 30 Reais a minha tevê esforçada ganhou uma sobrevida de muitos anos, já que a Samsung não atualiza modelos “antigos” (dois anos, no meu caso), mas tampouco tenho necessidade de uma tevê diferente da que tenho.

      • http://www.facebook.com/profile.php?id=1532874268 Alexandre Barbosa

        Eu cheguei a usar assim por um tempo, mas aproveitei e peguei uma AppleTV
        numa promoção aqui. Comprei uma smartTV LG 42″ e de brinde veio a ATV. Hoje tenho o melhor dos 2 mundos com alguns apps da Smart (Netflix, Skype, DNLA, etc) e quando preciso conecto o MBP e os iDevices via Airplay. Isso sem falar que a ATV posso levar e espetar ela em qualquer TV ou Projetor com HDMI ou VGA/DVI (Adaptador incluso) sendo que a Rede WiFi o MBP ou o Iphone podem criar via Acesso Pessoal. A unica coisa ruim é ela não funcionar com Androids, pelo menos não achei nenhum app para isso. se alguém conhecer, agradeço

    • http://www.facebook.com/eliasmrdarkness Elias Queiroz Morais

      Concordo contigo, comprei uma dumb tv de 42″ única e exclusivamente para usar como monitor do meu pc, e não me arrependo!
      Tenho mais interatividade do que teria com qualquer smart tv que existe, paguei um preço muito menor do que pagaria (se não contar com o preço do pc, mas ele eu já o tinha a mais de ano) e posso dizer que é o melhor player que poderia existir.

  • Jos_El

    Pra algumas coisas a smart TV é útil. Tenho um irmão morando fora. Foi mais fácil comprar a câmera e configurar o skype na televisão do que ensinar minha mãe a usar no computador. Agora ela simplesmente liga a televisão e o skype já está lá pra ela usar e falar com ele.

    Mas, de resto, os fabricantes tem que aprender muito ainda mesmo.

    • http://twitter.com/Eddie_soul True Story

      Acontece que aplicativos mudam de protocolo e sao atualizados com frequencia. Em breve esse recurso vai parar de funcionar pela simples falta de atualizacao do mesmo. E como ninguem compra tv pra ficar com ela apenas 1 ano…

      • Tejobr

        A Samsung atualiza…

        • http://twitter.com/Eddie_soul True Story

          Ate quando?

          • Tejobr

            Está entrando em um terreno filosófico…

            Exemplo prático: tenho um aparelho Netgear para Skype, menor que um celular, com WiFi. Quando comprei, há séculos, já estava fora de linha. Até hoje conecta nas redes WiFi e Skype.

            Também não se iluda com o básico. TVs LCD e LED não duram tanto quanto as antigas de tubo…

  • Bruno Said

    “Sério, nem Hitler merece acessar Internet via navegador de televisão.”

    Hadoouken.

    A UI das SmartTVs da Samsumg são um LIXO. Algo que beira a internet de 1996!

    Tem um aplicativo do Bradesco para acessar a sua conta pela TV. WTF?!?! Galera quer porque quer gastar dinheiro.

    Acaba que a tv fica subutilizada (?). Eu só uso para o Netflix, e de vez em quando o Youtube/Vimeo. Ah, mas a app do TED.com é “ispicial”!.

  • http://www.trekbrasilis.org/ Leandro Magalhães

    É bem poraí mesmo. Eu tenho uma LG smart e dos ditos recursos smarts, só faço uso pesado do cliente Plex dela, e ocasional do Netflix e YouTube. O resto, nem sei do que se trata.

    • http://www.facebook.com/jessi.zanelato Jessi Zanelato

      Plex e Netflix são disparados os melhores aplicativos nas Smarts. Porém não são todas que tem, Sony e Philips até onde eu sei não tem.
      Alguém conhece algum media center desses android que tenham o Plex e Netflix?

  • Ismael Guimarães AJ

    Há uns tempos atrás vi o anúncio de um equipamento que me atraiu. Como infelizmente não tenho dinheiro para gastar nisso esqueci. O que é certo é que seria o único equipamento no ramo das TVs que teria valia para mim. Essa TV funcionava também como monitor de computador, ou seja, quando quisesse deitar na cama e utilizar o computador com teclado e rato sem fios, eu poderia. Seria um complemento ao computador fixo e aquilo funcionaria como um segundo monitor para mim. Acho que a conexão com esse monitor e com o computador era possível por tecnologia sem fios.

    • http://www.facebook.com/eliasmrdarkness Elias Queiroz Morais

      Eu uso minha tv como monitor, mas ela é conectada por cabo HDMI… Se vc não fizer muita questão de ser sem fio, não é muito difícil fazer o mesmo.

  • Ismael Guimarães AJ

    SMART TVS não têm qualquer assunto. Eu penso, como já o disse, que só se for um monitor com função TV é que valerá a pena. Antigamente para podermos ver TV no computador tínhamos que comprar uma placa de TV. Eu penso que agora já é possível sem comprar a placa de TV, apenas comprando um Smart Monitor.

  • Tejobr

    Smart TV é Samsung e pronto. Se ela não colar, ninguém mais cola.

    Comprei uma 40″ Led,por R$ 2.000,00, WiFi e 3D. Vi um vídeo anunciando módulos de atualização de hardware para 2013. Aceita mouse e teclado sem fios normais. A tecnologia está caminhando. Só falta um Jobs na empresa.

    Já tinha uma 40″ LCD da Sony, “preparada para WiFi”, isto é, tem que comprar adaptador externo.

    Considero que os preços não estão muito acima por ser Smart TV e 3D, a não ser que você compre em sites juliao.dominiogratuito.com.br.

    Só por ter NetFlix já compensa. Pena que na loja não tinha a câmera que custa R$ 100,00, pois uso muito o Skype.

  • daniel santana

    Oq uma TV dessas faz, que eu ñ consiga fazer em um PC com uma LCD comum conectado a net?

  • Cussuol

    Eu tenho duas da Lg e do smart só uso NetFlix e de vez em quando o YouTube. Tentei experimentar o browser e não tive paciência, simplesmente ridículo.

    O que eu realmente gosto é do DLNA, a Lg envia uma cópia do Nero Media Home que de todos que eu testei foi o único que suportou as legendas em srt.

    Minha opinião sobre as TVs é simples: É a tela grande onde a gente consome mídia. Qualquer coisa diferente de assistir um filme faz com que ela deixe de ser TV e passe a ser outra coisa, como por exemplo: computador all-in-one.

    Da mesma forma que a tv com video-cassete/dvd não vingou, eu não acho inteligente amarrar a tela aos recursos de mídia. Você espera que uma boa tela dure uns 5 anos e os “players” mudam muito mais rápido que isso.

  • http://nada-aqui.posterous.com Marcio Neves Machado

    Tenho duas SmartTVs em casa, uma LG e uma Samsung, e o máximo de “smart” que uso delas é o Netflix e o acesso removo aos meus vídeos no PC, via DLN-A, fornecido pelo Serviio

  • http://twitter.com/hdgbruno hedwing Bruno

    Algumas smart tvs já estão com um preço razoavel, falta só dar uma melhorada na interface e no modo de interação com a tv, controle remoto não dá mais !

  • http://orgulhogeek.net/ Kadu

    Pior é quando se deixa de comprar uma de 40″ não-Smart para comprar uma de 32″ smart e quando vai tentar usar Netflix, ela tenta baixar um pacote de atualiuzação e não baixa….e quatro dias depois estou ainda sem poder usar meu Netflix na Sony Bravia.
    Fiquei desapontado com a marca, com os recursos, com o atendimento (não tem previsão de quando volta a funcionar Netflix). Vontade de enfiar essa TV “ativa” no rabo da Sony.

    • http://twitter.com/Fazitos Luis

      Simples, devolve…

      • http://orgulhogeek.net/ Kadu

        Boa!

        • http://twitter.com/Fazitos Luis

          Se comprou pela intenert tem 7 dias e mesmo se comprou na loja de rua esse ploblema da netflix acredito que se encaixe em “vicio oculto”.

          Ou resolvem ou te devolvem o dinheiro.

    • http://twitter.com/Eddie_soul True Story

      Começou mal pela escolha tbm ne?Logo sony?

  • http://twitter.com/Fazitos Luis

    Na verdade o que temos hoje não são SmartTvs e sim DumbPcs.

    A verdadeira Smart Tv trataria a emissora e os próprios programas como aplicativos mas isso dependeria das emissoras disponibilizarem seus programas digitalmente, o que seria incrivelmente fácil, pois senhores nós temos a tecnologia.

    Ficaria muito mais satisfeito em pagar um pacote “Smartv” do que o pacote TV a cabo.

  • http://www.facebook.com/people/Pedro-Stürmer/100002329934014 Pedro Stürmer

    Concordo apenas em parte. Grande parte dos aplicativos realmente não são usados, mas ter netflix e youtube na Tv sm dúvida é muito bom, aplicativos de rádios que acabam se mostrado úteis as vezes. A TV que tenho é uma Samsung e ela possui um recurso muito interessante, pois pode exibir conteúdo de qualquer computador ou smartphone que esteja na mesma rede, um ótimo recurso que u na verdade só descobri que existia após adquirir a TV.

  • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann

    Essa é aquela velha história… eles fazem qualquer coisa para uma TV custar sempre alguns milhares de reais (ou no caso uma centena de dólares). Se existem mágicas como o AirPlay e o cabo HDMI, porque a sua TV precisa ter alguma funcionalidade? 99% das pessoas usam ela apenas como um monitor grande, seja para ver BBB ou vídeos online.

  • http://twitter.com/murdockbr Monstro Medieval

    Talvez haja algum espaço para TVs Smart além dos aplicativos de vídeo.
    Por exemplo, quantas pessoas comentam no Twitter o que estão assistindo? Talvez um teclado bluetooth conectado à TV, uma tecla que abre uma pequena janela para o texto, para Twitter ou Facebook, pode ser válido.

  • Gustavo

    Me pergunto se o autor do artigo possui uma Smart TV ou até mesmo chegou a utiliza-lá, pois com o mínimo de conhecimento é possível verificar que através de conexão USB é possível de se usar diversos dispositivos de interface que vão de acordo com a escolha do consumidor, como mouse ou teclado USB.
    Outro ponto que contribui para a falta de uso da Smart TV na internet não é o navegador em si e sim que a maioria dos sites não suporta interação de dispositivos diferentes de desktop, bem como celulares, smartphones e tablets, se não há suporte para esses dispositivos, imagine a interação com TV que é bem mais recente.
    É evidente que um produto tem sua curva de desenvolvimento em que é necessário ser lançado para ter o retorno esperado, apesar de não se chegar no estado da arte. Basta você ver os produtos Windows para comprovar isso, todo mundo chega a falar mal de Windows, mas todo mundo tem.
    As Smart TVs tem um outro recurso que é muito importante, que é a possibilidade de atualizar o software e o hardware, e para um aparelho que já tem algumas décadas que não suportava isso, tivemos um passo muito importante.

  • http://www.facebook.com/jorge.tambura Jorge Tambura

    Um limite para as smart tvs é a nossa banda “larga”: meu prédio colocou fibra ótica de 100mb. No primeiro mês testei e vi velocidades de 96mb para download. Três meses depois, não consigo 6mb. Naquela velocidade mais alta os vídeos não travavam como agora.

  • Guest

    F.Y.I. No Japão

  • http://www.facebook.com/jhonatan.kuniyoshi Jhonatan Kuniyoshi

    F.Y.I. No Japão os QR Codes sempre funcionaram muito bem, e sempre esteve presente no nosso cotidiano.

  • lordtux

    O grande problema é sempre a interface. Por isso o iOS é odiado por uns e amado por outros. Quando bati o olho nesse controle da Sony na hora me veio em mente que foi feito por um programador e não por um designer. Sério, por mais que muito gente reclame, simplicidade é a alma do negócio, é isso que faz muito gente não ter medo de tecnologia, de sentir prazer de usa-la na primeira vez, querendo ou não o grande público é assim, eu achei lindo o controle da Sony mas tenho certeza que para outras pessoas isso é uma abominação, não te convida nem um pouco a pegar, a usar, a realmente gostar de explorar os recursos de uma smartv sem medo algum. As vezes acho que o pulo do gato do Jobs foi nisso ai, se focar em algo que ele sabe que instintivamente todos usaram em uma tv, deve ter imaginado de uma forma que ninguém pensou ainda, igual foi no lançamento do primeiro iPhone, igual foi no iPad. É esperar para ver.

  • lordtux

    Outra coisa também, não compraria nem a pau uma smartv que custasse um absurdo so por ter esses recursos, além de serem limitados e mal implementados sou mais comprar um Google Tv, um mediacenter qualquer android ou mesmo um AppleTV e plugar, é bem mais versátil.

  • Carlos Almeida

    Eu digo que não vivo mais sem a SmarTV com o Youtube: A minha filha é toda a hora no PatatiPatata, ou na Galinha Pintadinha, ou no Chaves. Com dois cliques, tenho a programação pela internet. Fora os videos que eu vejo no youtube, quase sempre acessando a TV.
    Para mim a SmartTV foi um grande acontecimento.

  • http://www.facebook.com/felipe.peleteiro Felipe Francisco Peleteiro

    Bom a respeito do assunto comprei recentemente uma TV nova para a sala la de casa, e a unica função que tinhas nas smart TV que me fariam comprar uma era poder acessar videos do computador pela rede, função que diversas TVs não smart tem também. e mesmo assim acabei comprando uma TV comum, sem todos esses recursos, até por que sei que la em casa eu seria o único a usar alguns deles e raramente ainda por cima, basicamente não valia o investimento e acredito que muita gente pense assim.