Dune II agora roda pelo navegador

dori_dune_31.12.12

Embora muitos jogos possam se orgulhar de ser os melhores em seus gêneros, poucos são aqueles que serviram para fundar os alicerces de um estilo e de tão importantes, muitos anos após seus lançamentos podemos ver traços de sua inovação nos títulos publicados ainda hoje. Este é o caso do Dune II.

Lançado em 1992 pela extinta Westwood Studios, embora não seja considerado o criador dos jogos de estratégia em tempo real, aquele game foi responsável por introduzir muitos dos elementos que vemos ainda hoje nesse tipo de jogo, como a neblina que nos impede de enxergar o campo de batalha, a coleta de recursos para tornar nosso exército mais forte ou a construção de edificações.

Porém, para muitas pessoas o Dune II é um jogo conhecido apenas pelos livros ou por ouvirem relatos de outras pessoas, já que ter acesso a ele hoje em dia não é uma tarefa das mais fáceis, mas por sorte a iniciativa de Aleksander Guryanov deverá mudar esse cenário.

Aproveitando uma ideia que adaptou o Command & Conquer e baseando-se no remake OpenDune, o russo resolveu aproveitar seu conhecimento de JavaScript e HTML5 para criar uma versão idêntica do RTS e que pode ser jogada pelo navegador por qualquer pessoa, tornando-o muito mais acessível.

Encarar um game tão antigo certamente não é tarefa para qualquer um, mas se você gosta do gênero e gostaria de conhecer aquele que pode ser considerado o pai dos jogos de estratégia modernos, está aí uma boa oportunidade.

[via Joystiq]

Relacionados: , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Não sei se você jogou ou é fã de Homeworld, mas é um jogo do século passado que jogo até hoje e creio que foi um “ponto de inflexão” no estilo RTS e criados do campo de batalha totalmente 3D.

    Quanto a Dune, lembro do primeiro que tentei jogar mas acho que por limitações do computador ou dos recursos da época, a experiência foi bem fraca e nunca mais voltei à franquia, admirando apenas a literatura.

  • Nefertiti

    O original está disponivel em duneii.com

  • Pingback: Dune II no seu navegador «()