Meio Bit » Arquivo » Games » WRC: Rally Evolved

WRC: Rally Evolved

17 anos atrás

Com o recém lançamento do jogo Colin McRae: DiRT para Xbox 360 e PC, resolvi tirar a poeira de um dos melhores jogos de rally já criados e fazer uma análise do pouco conhecido WRC: Rally Evolved para PS2. Saiba porque acho que este game deveria ter sido jogado por mais pessoas.

 

O game que (quase) ninguém jogou

É engraçado como certos jogos acabam caindo no esquecimento e o pior é quando se trata de um dos melhores em seus gêneros. Com WRC: Rally Evolved isso aconteceu, porém neste caso há uma desculpa. Infelizmente o simulador saiu apenas na Europa, o  que acabou dificultando a compra para a maioria dos brasileiros. Primeiro devido a logística, já que praticamente nenhuma loja virtual européia envia para o Brasil, outro problema é em relação a frequência de imagem do jogo diferente das tvs brasileiras, o que acaba deixando o título preto e branco em nosso aparelhos. Neste caso a única solução seria usar um cabo de videocomponente, já que este converte o sinal para nosso padrão.

Porém, tenho que mencionar que o jogo oferece a possibilidade de jogarmos em portugês. De Portugal, mas já quebra um galho.

Não decore os traçados

A área onde o jogo ganhou maior atenção sem dúvida foi nas pistas. Com algumas dezenas de traçados espalhados por 16 países, você correrá nos mais diversos lugares possíveis. Da neve sueca até o mais seco pó australiano. Some a isso obstáculos variados, como acidentes de outros competidores, animais na pista que reagem de forma imprevisível, espectadores e até variações climáticas, como neblina e a chuva que pode acontecer no meio da corrida.

Em Rally Evolved cada corrida será diferente da anterior e é isso que dá todo o charme ao game. Lembre-se que correr uma prova de rally é muito diferente de uma corrida em circuito fechado onde o ambiente é praticamente todo controlado. Em um rally o inexperado faz a diferença e neste ponto o game se sai muito bem.

Realismo nos ajustes e nos defeitos do carro

Como o game é um simulador, é natural que ele tente ser o mais fiel possível ao esporte em todos os sentido. Pensando nisso a Evolution Studios tratou de por um bom sistema de ajuste dos carros. É possível mexer na suspensão, freios, tipo de pneus, altura e muito mais.

O jogo também possui sistema de danos e após uma corrida, se tiver danificado muito o automóvel, você deverá gastar alguns segundos para consertar o mesmo e isso também acaba adicionando alguma estratégia as corridas, já que muitas vezes temos que deixar peças com defeitos para não perdemos muito tempo.

Em relação aos danos, vale frisar que eles não são apenas visuais. Caso você bata de frente pode danificar o motor, o que fará com que o carro ande mais devagar. Uma batida lateral pode estragar a suspensão, que dificultará o controle do veículo. Um fato interessante é que no caso da suspensão quebrada você consegue sentir o problema no controle, já que ele vibrará de forma diferente.

Enxergue até onde os olhos alcançarem

Já falei sobre a interatividade das pistas, mas preciso mencionar também o trabalho realizado em relação aos gráficos. É impressionante o visual das corridas. Você verá cachoeiras, florestas, desertos, montanhas e o mais legal é o nível de qualidade alcançado pelos desenvolvedores. Em Rally Evolved você estará correndo no alto de uma montanha e conseguirá enxergar o restante da pista lá em baixo. Nada daquelas casas ou árvores aparecendo em cima da hora.

Os carros estão muito bem construídos, mas infelizmente o jogo não possui aquela câmera interna que mostra o volante, o que na minha opnião é uma falha grave neste tipo de jogo. Outro ponto que deixou a desejar é a construção do piloto e co-piloto, que possui uma qualidade visual muito abaixo do resto do game, mas que não chega a atrapalhar.

Em relação ao som não há muito o que comentar. Apenas que o som dos motores está muito bem feito e que cada carro possui um som próprio. Caso você resolva jogar em português, se prepare para dar algumas risadas do navegador, já que algumas expressões soam engraçadas para nós brasileiros.

Tensão a flor da pele

O principal destaque de Rally Evolved é sem dúvida sua jogablidade. Não joguei o Colin McRae: DiRT ainda, mas arriscaria dizer que o jogo desta análise é o melhor simulador de rally já criado. A tensão presente no game é absurda. Você terá que se concentrar bastante nas corridas e nas dicas de seu navegador para cometer o menor número de erros possíveis.

O interessante no título é que ao contrário do que é normal pensarmos, a grande dificuldade talvez não esteja nas curvas e sim nas retas que devem ser feitas em alta velocidade. Nestes trechos das pistas qualquer erro pode causar um acidente incrível e mínimo movimento no analógico faz com que o carro mude muito sua direção. Quando você pegar 170km/h em uma resta toda esburacada e a tela começar a tremer você saberá do que estou falando.

Veredicto

Como já deve ter dado pra perceber no análise, WRC: Rally Evolved é um daqueles jogos imperdíveis. Mesmo que você não goste muito de games de corrida, dê uma chance ao jogo e você poderá se surpreender, principalmente pela ótima jogabilidade e alto fator replay encontrado neste simulador para PS2.

:: Prós

- Jogabilidade incrível e viciante;

- Cenários grandes e muito detalhados;

- Mais de 40 carros e dezenas de pistas diferentes;

- Vários extras que podem ser abertos com o tempo;

- Acontecimentos inexperados nas corridas e tensão elevada.

:: Contras

- Falta de câmera interna no carro;

- Só ter sido lançado na Europa, o que dificulta a compra do jogo.

relacionados


Comentários