Meio Bit » Arquivo » Internet » 4Chan elege o Grande Grande Líder Kim Jong-un Pessoa do Ano da Revista Time

4Chan elege o Grande Grande Líder Kim Jong-un Pessoa do Ano da Revista Time

Líder norte-coreano Kim Jong-un é eleito Pessoa do Ano pela votação online da revista TIME. Agradeça à mobilização do 4Chan.

11 anos atrás

kimjongun

Conforme previsto pelo tio Laguna no começo do mês, a votação online da Time para escolha da Pessoa do Ano deu Kim Jong-un nas cabeças. Não deixa de ser justo, o novo Grande Líder da Coréia do Norte carrega em si a fagulha divina de seu pai, o Imperioso Kim Jong-il. Só que o resultado não foi o (tardio) reconhecimento mundial das inquestionáveis qualidades do rotundo governante, mas uma sacanagem do 4Chan.

O fórum, uma das Forças da Internet, que oscila do Chaotic Good ao Chaotic Evil, adora votações online, em geral são promovidas por gente que acha que entende tudo de online, mas confia em scripts primários e estagiários mais primários ainda.

O resultado é que a Mountain Dew fez um concurso para uma votação online onde a figura mítica dos internautas decidiriam qual o nome do próximo refrigerante sabor maçã. Os desocupados do 4Chan foram atrás, votaram em massa e o nome mais votado foi “Hitler não fez nada errado”.

A arte de sacanear votações online não é só dos desocupados do 4Chan, o desocupado do Stephen Colbert, com 4 milhões de seguidores no Twitter e outros tantos espectadores no Comedy Central descobriu que a Hungria estava fazendo uma votação online para batizar uma ponte sobre o Danúbio.

Apelando para seus seguidores Colbert ganhou a votação, com mais de 6 milhões de votos, desbancando de longe o segundo lugar, Chuck Norris. O governo húngaro não topou aceitar o resultado.

Agora o 4Chan resolveu inovar. Ganhar votação é tão 2011… eles não só manipularam os resultados para eleger o Grande Grande Líder como votaram seletivamente nos concorrentes para soletrar…

kjugas

A Velha Nova Mídia está cheia de gente destrinchando teorias de que a mensagem é uma denúncia de violação de direitos humanos na Coréia do Norte, outros dizem que o 4Chan é uma organização radical nazista comunista que apóia ditaduras, mas em verdade é pura zoação.

Um grupo de que mobiliza para identificar uma retardada que mata cachorrinhos não é exatamente o perfil de um culto genocida. O objetivo é chocar por chocar, coisa cada vez mais difícil no dia-a-dia do 4Chan, diga-se de passagem. Ainda não superaram pérolas como o skull fuck e cripple fuck (não google por isso, eu imploro).

O grande problema é que os desocupados do 4Chan são apontados como culpados, quando tudo que fazem na maioria das vezes é votar nas enquetes. Isso é uma forma de esconder o real problema: Nem pra brincadeira enquetes e petições online servem.

Um sistema de votação onde você precisa confiar na honestidade do eleitor só perde para um como o nosso, onde precisamos confiar na honestidade do candidato.

A mobilização do 4Chan é a mesma que a de grupos que querem chamar atenção pro Marco Gomes Civil da Internet, pra situação síria na séria ou do pessoal que conseguiu 27 mil assinaturas em uma petição para o Governo dos EUA construir uma Estrela da Morte.

Claro, sempre aparece o pessoal reclamando que estão zoando uma causa séria, mas convenhamos, em tempos de Hora do Planeta e gente mudando username no Facebook para Guarani Papaxota, é complicado dizer o que é sério. E mesmo entre as causas, o que é sério para um não é para outro.

Democracia direta funciona mal e porcamente no mundo off, já no online é uma grande piada, vide o Facebook, que está acabando com as votações para aprovação de mudanças no site. Portanto, ficadika: se você leva votações online a sério, é mais desocupado do que os que não levam.

relacionados


Comentários