4Chan elege o Grande Grande Líder Kim Jong-un Pessoa do Ano da Revista Time

kimjongun

Conforme previsto pelo tio Laguna no começo do mês, a votação online da Time para escolha da Pessoa do Ano deu Kim Jong-un nas cabeças. Não deixa de ser justo, o novo Grande Líder da Coréia do Norte carrega em si a fagulha divina de seu pai, o Imperioso Kim Jong-il. Só que o resultado não foi o (tardio) reconhecimento mundial das inquestionáveis qualidades do rotundo governante, mas uma sacanagem do 4Chan.

O fórum, uma das Forças da Internet, que oscila do Chaotic Good ao Chaotic Evil, adora votações online, em geral são promovidas por gente que acha que entende tudo de online, mas confia em scripts primários e estagiários mais primários ainda.

O resultado é que a Mountain Dew fez um concurso para uma votação online onde a figura mítica dos internautas decidiriam qual o nome do próximo refrigerante sabor maçã. Os desocupados do 4Chan foram atrás, votaram em massa e o nome mais votado foi “Hitler não fez nada errado”.

A arte de sacanear votações online não é só dos desocupados do 4Chan, o desocupado do Stephen Colbert, com 4 milhões de seguidores no Twitter e outros tantos espectadores no Comedy Central descobriu que a Hungria estava fazendo uma votação online para batizar uma ponte sobre o Danúbio.

Apelando para seus seguidores Colbert ganhou a votação, com mais de 6 milhões de votos, desbancando de longe o segundo lugar, Chuck Norris. O governo húngaro não topou aceitar o resultado.

Agora o 4Chan resolveu inovar. Ganhar votação é tão 2011… eles não só manipularam os resultados para eleger o Grande Grande Líder como votaram seletivamente nos concorrentes para soletrar…

kjugas

A Velha Nova Mídia está cheia de gente destrinchando teorias de que a mensagem é uma denúncia de violação de direitos humanos na Coréia do Norte, outros dizem que o 4Chan é uma organização radical nazista comunista que apóia ditaduras, mas em verdade é pura zoação.

Um grupo de que mobiliza para identificar uma retardada que mata cachorrinhos não é exatamente o perfil de um culto genocida. O objetivo é chocar por chocar, coisa cada vez mais difícil no dia-a-dia do 4Chan, diga-se de passagem. Ainda não superaram pérolas como o skull fuck e cripple fuck (não google por isso, eu imploro).

O grande problema é que os desocupados do 4Chan são apontados como culpados, quando tudo que fazem na maioria das vezes é votar nas enquetes. Isso é uma forma de esconder o real problema: Nem pra brincadeira enquetes e petições online servem.

Um sistema de votação onde você precisa confiar na honestidade do eleitor só perde para um como o nosso, onde precisamos confiar na honestidade do candidato.

A mobilização do 4Chan é a mesma que a de grupos que querem chamar atenção pro Marco Gomes Civil da Internet, pra situação síria na séria ou do pessoal que conseguiu 27 mil assinaturas em uma petição para o Governo dos EUA construir uma Estrela da Morte.

Claro, sempre aparece o pessoal reclamando que estão zoando uma causa séria, mas convenhamos, em tempos de Hora do Planeta e gente mudando username no Facebook para Guarani Papaxota, é complicado dizer o que é sério. E mesmo entre as causas, o que é sério para um não é para outro.

Democracia direta funciona mal e porcamente no mundo off, já no online é uma grande piada, vide o Facebook, que está acabando com as votações para aprovação de mudanças no site. Portanto, ficadika: se você leva votações online a sério, é mais desocupado do que os que não levam.

Relacionados: , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • Bruno

    um dos melhores textos q ja li!

  • Feio vai ser no /b/

  • HAHAHAHAHAHAHAHAHA! 🙂 😀

    Eleger o Kim Jong-Un já seria um belo feito, mas isso tudo aí (confundindo até a velha mídia) foi a cereja de um bolo fodasticamente épico, no ramo da verdadeira trollagem. B-)

  • Zilardo

    Acho que essa foto não é do Stallman !!
    (post errado?)

    • Luiz Felipe

      Mas ambos são comunistas, não? acho que dá no mesmo.

  • AnGr4

    Eu amo e ao mesmo tempo odeio o 4chan 🙂

  • Faltou citar a vez em que o 4chan colocou o moot no topo do Time 100 de 2009. http://www.time.com/time/video/player/0,32068,79177365001_1983486,00.html
    Pelo jeito a Time ainda não aprendeu.

    • Tal acontecimento já foi citado num dos links indicados pelo Cardoso, no presente texto. 😉

    • O que não está errado, já que o cara é o dono do site que decide realmente quem vai ser a personalidade do ano na mesma revista.

  • E a uma semana do fim do mundo, o 4chan nos presenteia com a trollada do ano! Parabéns a todos os envolvidos! 🙂

  • Onde eles falam sobre isso no 4CHAN? porque quando se entra no /b é tudo misturado e nunca consigo achar qual a ultima deles. alguma sugestão povo?

    • Sim. Não entre no 4Chan.

      • Mario Neis

        7/10

        OP is a faggot, but a nice faggot, like freddie mercury… hehehe

  • Brasileiros sabem bem manipular essa nova midia… Mas diferentes dos amigos do 4chan eles não fazem pra trollar e sim por pura burrice. Como Não lembrar da estatua horrorosa no Rio de janeiro como uma das 7 maravilhas?

    • Diego_F

      True story.

    • Isso aconteceu mais por nacionalismo do que por burrice.

      • Nacionalismo e patriotismo em um brasileiro nada mais é que burrice.

  • “Ainda não superaram pérolas como o skull fuck e cripple fuck (não google por isso, eu imploro).”

    Detalhe: uma busca minha no Google por ” ‘cripple fuck’ 4chan” colocou este post como o primeiro link da primeira página. Só pra constar. 😉

  • O 4chan já fez essa soletragem antes na votação de 2009 se não me engano. O vencedor foi moot (idealizador do 4chan) e a votação soletrava “marblecakealsothegame”. Old news.

    • Notícia antiga sobre uma votação que acabou de acontecer. O Cardoso deveria tê-la publicado quando? Mês passado?

  • Keaton

    A TIME não aprende mesmo. Nem depois que o moot virou a pessoa mais influente do mundo… 4chan 2 x 0 TIME

  • É muita pretensão eleger “a” pessoa de um ano… 😛 Parabéns ao Kim 😛

  • Pingback: Pyongyang Style: Kim Jong-Un pode ser eleito como pessoa mais influente do ano pela TIME « Meio Bit()

  • Pingback: Pessoa do Ano de 2012 teria como meta obter o Nobel da Paz em 2013? « Meio Bit()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja