O Final Feliz da Cosplayer edificante

Anna Moleva (Анной Ormeli, pros íntimos) é uma cosplayer russa pra lá de edificante, com fantasias excelentes, mas sua obra-prima é a versão da Elizabeth, de Bioshock. (página da beldade no feice)

Apesar de ser um hobby que demanda trabalho, dedicação e criatividade, por algum motivo há um certo despeito entre alguns grupos de nerds, em relação a cosplayers. Em parte é inveja, quando algum sujeito chega com aquelas armaduras ultra-elaboradas, mas também rola uma certa misoginia, disfarçada com o discurso pontuado por “poser”, “attention whore” e outros termos usados por nerds nojentos que não entendem como uma mulher daquelas pode não dar atenção a nerds nojentos como eles.

Não que isso impeça a moscovita (sempre quis escrever moscovita) de mandar muito bem:

russaedificante

O resultado é que Anna impressionou até o pessoal da Irrational Games. A ponto de fazerem um convite, prontamente aceito. Ela passou a ser o rosto oficial de Elizabeth, o Bioshock Infinite foi inclusive adiado para que o o material promocional, caixas e até o modelo da personagem fossem alterados para ficar mais parecidos com Anna.

Isso mesmo: A Cosplay agora é a personagem. O ciclo está completo.

O mais divertido é que quem fizer cosplay de Elizabeth estará fazendo cosplay de cosplay.

cosplayedificante2

Isso é uma evolução muito bem-vinda. Nos primórdios da Internet fã-clubes e cosplayers eram vistos como pirataria por boa parte da indústria. Parece (e é) um absurdo mas mordiam as mãos que os alimentavam.

Uma vez a Paramount resolveu que TODOS os sites de fãs de Star Trek eram violação de copyright, então enviaram ordens extra-judiciais para milhares deles exigindo que removessem todas as imagens e textos não-autorizados. Depois iriam lançar um kit com material pré-aprovado para construção de sites de fãs. CLARO isso, gerou um feedback horrendamente negativo e desistiram da idéia, mas essa era a visão dos adevogados.

Ao abraçar a comunidade cosplay e fãs em geral as empresas estão investindo em uma relação que vai muito além da comercial, e acaba valendo mais do que dinheiro.

Fonte: IHC

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples