JogoBox, um programa para quem ama games antigos

dori_jogo_13.08.12

Acho que ninguém em sã consciência afirmaria que o PC não é uma excelente plataforma para games, inclusive nos permitindo jogarmos títulos bem antigos, ao contrário do que vemos com a mudança de gerações de consoles. Porém, nem sempre é muito fácil fazer funcionar aquele jogo originalmente criado para DOS ou versões mais antigas do Windows.

Para facilitar essa tarefa foram desenvolvidos programas como o DOSBox ou o ScummVM, mas se você não quer se preocupar com o que terá que configurar, gosta de jogos antigos e ainda por cima gratuitos, precisa conhecer um sistema de distribuição recém lançado, o JogoBox.

Funcionando de maneira semelhante ao Steam, após fazer a sua instalação você terá uma série de games a sua disposição, com a diferença de serem todos distribuídos gratuitamente e ao clicar em play no jogo escolhido, o download será feito e você já poderá se divertir, sem a necessidade de configurações.

No catálogo temos uma grande quantidade de jogos independentes, além de vários clássicos, como The Lost Viking, Lemmings e Command & Conquer: Red Alert. Os criadores utilizam o questionável conceito de abandonware para escolher quais títulos serão disponibilizados no programa e alegam terem obtido autorização de alguns desenvolvedores para utilizarem tais games, ou seja, é provável que muita coisa desapareça do JogoBox com o passar do tempo e as reclamações de alguns detentores dos direitos autorais.

De qualquer forma, é uma ideia interessante e pode conquistar admiradores, mas que acima de tudo, pode ajudar a manter viva a história do games.

[via Rock, Paper, Shotgun]

Relacionados: , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • http://profiles.google.com/saulobenigno Saulo Benigno

    Abandonware = Pitararia, simples assim…

    • http://www.vidadegamer.com.br/ Dori Prata

      Não, não é tão simples assim.