Laserscan–é alarme falso, mas uma marmotagem que pode até funcionar.

laserscan

Muitos (muitos!) anos atrás eu ia em encontros do Serra BBS no Shopping Vilarejo em Itaipava, RJ. Jororô, o Sysop, tinha uma lojinha, mas sofria com cheques sem fundo. Um dia resolveu pegar uma fonte de alimentação externa, um drive velho de Apple II, uma câmera fotográfica descartável, e tempo. Colou a lente da câmera descartável na frente do drive, um tijolão brando com a frente preta. Ligou o LED do drive direto na fonte, pendurou o conjunto na parede e colou um cartaz “sorria, você está sendo filmado”.  Os cheques sem fundo pararam como mágica.

Como Bruce gosta de dizer, criminosos são covardes, é preciso instigar medo, terror. É verdade, e o LaserScan se baseia nisso.

 

Alarmes são legais, mas muitas vezes os ladrões entram, fazem a limpa e se mandam, enquanto a empresa de segurança ainda está ligando pro dono da loja, ou decidindo se chama a polícia ou é alerta falso.

O que o LaserScan faz é AVISAR que tem alarme na loja, aproveitando décadas de “conhecimento” ganho assistindo filmes de Hollywood. Ao invés de ser mais um sistema de alarme, ele SIMULA um alarme sofisticado, daqueles que para desativar a gente precisa do Tom Cruise descendo do teto (que lugar estranho pra colocar um armário) ou da bunda da Catherine Zeta-Jones.

O negócio é ridículo, pra quem tem um mínimo de noção: Lasers visíveis varrendo o ambiente, bips e leds piscando e um painel para que o ladrão, durante o dia veja que o negócio tem localizador, sensor de queda de energia e até link de satélite!

Puerra nenhuma, é só uma caixa com LEDs e Lasers de US$1,00 no DealExtreme. Veja o vídeo:

Em lojas de segurança vendem câmeras falsas, como a que o Jororô improvisou tantos anos atrás, mas nunca vi nada tão “sofisticado”. Por um tempo esse brinquedo com certeza funcionaria para desestimular ladrões oportunistas.

Infelizmente os ladrões no caso são outros. Ao pedir US$295,00 pelo produto, os fabricantes mostram que também estão atrás de dinheiro fácil.

Fonte: TF

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples