Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » O hype do Mac

O hype do Mac

17 anos atrás

Um dos tópicos mais encontrados em milhares de blogs e agregadores de notícias é tudo relacionado a Apple e Mac. É a queridinha dos blogs, da imprensa, e traz consigo uma legião de fanáticos que esmiuça cada pequena novidade, por menor que seja.

Mas chega um ponto que fica demais. Esta semana, às vésperas da MacWorld, exposição anual mais importante da Apple, no site official da Apple foi publicado uma imagem, um teaser sobre o que pode ser anunciado na feira. Choveram posts, notícias, especulação ao extremo sobre o significado da imagem, sobre a interface do MacOS, etc. O que não faltam são blogs "prevendo" o que vai sair, quanto vai custar, etc.

Já estamos cansados de ver noticias rumores sobre o tal telefone da Apple, rumores estes que circulam há mais de um ano, e ficam reverberando com variações sobre o mesmo tema. Eu mesmo já deixei de postar sobre estes rumores, já que são inúmeros, infundados e nada acrescentam à discussão.

Prefiro me apegar ao que é fato, afinal eu uso Mac em casa e no trabalho (e Windows também), mas sou longe de ser um fanático e dar pulinhos quando é lançada uma nova revisão de firmware para o iPod.

Como o sistema da Apple não é comum no Brasil, imagino que várias pessoas fiquem na ilusão de que o MacOS é perfeito, o que é longe da realidade. Por isso, vou mencionar algumas coisas que são problemáticas no MacOS:

  • os aplicativos eventualmente fecham sozinhos, igualzinho ao Windows. Não é frequente, mas não é impossível.
  • o Finder, equivalente ao Windows Explorer é horrível. Há varias alternativas disponíveis de terceiros.
  • ao desinstalar arquivos, frequentemente há arquivos deixados para trás, existindo inclusive aplicativos para limpar este lixo.

No meu ponto de vista o Mac funciona melhor para mim. Há várias vantagens, amplamente divulgadas, porém os problemas são raramente mencionados devido a todo este fanatismo. Mas a idéia de que é o sistema criado pelos Deuses é pura ilusão.

relacionados


Comentários