Carlos Cardoso 11 anos atrás
O Onlive é aquele serviço de videogames rodando remotamente e que para todos os fins práticos não deveria funcionar mas funciona direitinho. Tem clientes para PC e iPad.
Agora lançaram algo igualmente interessante, mas na categoria “bom demais pra ser verdade por muito tempo”. O Onlive Desktop vem em uma versão gratuita e uma paga. Na gratuita já dá para ter uma boa idéia do serviço:
É um acesso a um desktop Windows, com direito a Office, Internet Explorer, Acrobat Reader, Media Player e outros serviços. É persistente e tem configurações para Dropbox, Gmail, Hotmail, etc.
Não é um simples VNC, ele vem configurado com o suporte Windows a touchscreen, dá pra brincar até com isto:
Microsoft Surface Collage, você brinca de organizar fotos como se estivesse em um equipamento Surface.
Na parte do Office vemos o teclado virtual do próprio Windows – não há gambiarra integrando com o do iPad, é tudo correto:
Beleza, Windows remoto, rodando no iPad, com Office, de graça. Só tem um detalhe: Cadê a parte do Careca? Se nem o Bill Gates transformou a Microsoft numa ONG, não será Tio Ballmer.
A Microsoft não tem modelos de licenciamento para isso. Virtualização é prevista mas o usuário final é quem deve adquirir a licença. Em nenhuma situação há uso gratuito.
O pessoal da Onlive não quer comentar. A Microsoft por sua vez diz que está em negociações para chegar a um modelo aceitável, mas é improvável que deixem seu negócio ser canibalizado, com acesso gratuito OU a preços irrisórios.
Para quem está de fora lembra muito o caso dos provedores gratuitos via 0800 como o Super11, no início da Internet brasileira.
Fonte: zdn