Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Escrevendo errado na internet

Escrevendo errado na internet

17 anos e meio atrás

Quando do surgimento dos primeiros programas de mensagens instantâneas, foi criada uma grande polêmica em relação à forma como as pessoas escrevem as mensagens para seus amigos neste tipo de programa. Desde então há uma grande discussão acerca de como é a maneira mais adequada de escrever na internet e também as conseqüências que isso pode acarretar a médio e longo prazo.

Existia um mito de que os jovens se viciariam nesta forma de escrever e começariam a usar este “estilo” na sua vida real como na formulação de redações nos vestibulares, por exemplo. Porém, acho que isso já foi descartado. Já ouvi corretores de redação de vestibular dizendo que não encontram nas redações o linguajar utilizado na internet, também conhecido como “internertês”.

Em primeiro lugar, considero que há pelo menos dois estilos diferentes de escrita na internet. Uns simplificam palavras, enquanto outros deformam palavras. Na primeira, se utilizam de abreviações para simplificar a escrita, geralmente por comodidade e por economia de tempo. Alguns exemplos são a utilização de “pq” para “porque”, “tb” para a palavra “também”, “qqr” para “qualquer” e por ai vai. A meu ver, este não é o pior modo, pois se tratam de palavras comuns e facilmente entendidas pela maioria das pessoas e, principalmente, não é irritante, nem muda a escrita correta do português.

Por outro lado a outra forma de escrita, irrita muita gente e percebo que é mais adotada por adolescentes e jovens. Não sei por qual motivo preferem modificar a grafia original das palavras por uma outra da forma como bem entenderem. Trocam palavras grafadas com “ss” por “x”; “ç” por “ss” e por daí para pior. Termos como “ksa”, “axim”, “bunitu”, “xau,” “legau” são comuns e acabam estando presentes nos diálogos via internet.

Fiquei pensando o que leva uma pessoa a optar por escrever assim, e cheguei a pelo menos dois motivos para isso: 1) escrever errado é mais legal, os amigos também escrevem assim, já um tipo de moda; 2) escrever errado evita dúvidas de ortografia, então já se avacalha tudo, acabando com qualquer dúvida.

O fato é que isso é uma tremenda ilusão. Por não se esforçar para escrever certo, essas pessoas não se habituam às formas corretas de grafia. Afinal, assim como numa leitura de um livro, durante a escrita seja de um texto manuscrito, seja numa conversa na internet, você memoriza as formas adequadas das palavras. Se surgirem dúvidas, não há nada de errado, isso servirá para que você grave as palavras com grafia duvidosa e, numa segunda vez, esta dúvida já pode ter sido sanada e, você passa a acertar. Não perca a oportunidade de aprender. Agora, se preferir escrever tudo errado, nada disso irá acontecer.

Portanto, deixemos de lado essa “modinha” irritante ou desculpa para escrita errada nos programas de mensagens instantâneas, porque isso não leva a lugar nenhum e só diminui a intimidade com a língua. Mesmo não tendo resultados aparentes em redações

relacionados


Comentários