Meio Bit » Arquivo » Internet » Falha no Dropbox deixa arquivos de usuários expostos por quatro horas

Falha no Dropbox deixa arquivos de usuários expostos por quatro horas

Falha no sistema de login do Dropbox permitiu, nessa segunda-feira, acesso desautorizado aos arquivos de seus usuários. As pastas puderam ser acessadas, através da web, mediante a entrada de qualquer senha aleatória.

13 anos atrás

dropbox-failureHá pouco tempo o Dropbox foi acusado de mentir aos seus usuários sobre encriptação de dados. Ontem, o serviço de armazenamento na nuvem figurou em um segundo vexame envolvendo segurança. Os arquivos de seus usuários ficaram, durante quatro horas, expostos a quem quisesse acessá-los pela web. A falha fez com que as pastas contendo os arquivos pudessem ser abertas mediante a entrada de qualquer senha aleatória.

A empresa possui 25 milhões de contas ativas e argumenta que apenas 1% dessas foram acessadas enquanto durou o episódio. Ainda não se conhecem dados sobre possíveis acessos desautorizados decorrentes da falha. Segundo a empresa, os usuários em cujas contas foi detectada qualquer atividade durante o período foram notificados para que verificassem as atividades de acesso e entrassem em contato com o suporte.

Não obstante os efeitos práticos do problema terem ou não causado prejuízos aos usuários do sistema, a falha surge em um péssimo momento. Um episódio desses vindo à tona logo em seguida ao da mentira sobre a encriptação de dados acaba elevando por demais as suspeitas sobre a confiabilidade do serviço. Para piorar a situação, tudo isso ocorre num momento em que a bruxa anda solta em matéria de segurança online.

Em tempos como esses, surge um questionamento maior: devemos ter mais cautela apenas com o uso do Dropbox ou a suspeição deve se estender ao emprego da computação em nuvem de modo geral?

the_cloud

http://xkcd.com/908/

Fonte: Network World.

relacionados


Comentários