Rodrigo Ghedin 12 anos atrás
Sua caixa para receber cartas, no portão da sua casa, é feinha, sem enfeites, normal, certo? Se o email é a versão virtual das cartas de papel, faz sentido ornamentá-lo a seu bel prazer?
Levando em conta que, no email, você lê e escreve mensagens dentro da "caixa de entrada", mas no mundo real raramente se vê algum maluco pendurado no portão para ver o estouro na fatura do cartão de crédito e/ou escrever cartas para o Caminhão do Faustão, a resposta é: SIM!
Apesar das boas práticas recomendar que evitemos passar o dia com o email aberto, muita gente faz isso. E mesmo os que não fazem gostam de uma interface bonitinha e funcional na hora de ler mensagens, ou escrever uma. A Google, que já disponibilizava temas para o seu Gmail há um bom tempo, hoje deu um passo além e liberou a personalização completa do seu webmail.
A bem da verdade, já era possível criar e salvar seu próprio esquema de cores. A atualização de hoje estendeu essa capacidade de personalização: agora é possível colocar qualquer imagem, importada do Picasa Web Albuns ou do seu PC, como background.
Uns reclamarão, outros contestarão a utilidade dessa atualização, mas a verdade é que, como bem notou o amigo Ricardo Fraga, esse tipo de poder nas mãos do usuário médio é muito apreciado. Sabe aquele cara do escritório que tem uma foto da família como papel de parede? Pode ter certeza que, se ele usa o Gmail, daqui a pouco a mesma foto estará na caixa de entrada dele.
***
Minha reação a essa novidade do Gmail foi de desprezo, mas não é que com bom senso, um papel de parede bacana e alguns minutos para acertar as cores sai algo legal? Veja como ficou o meu tema: