Rodrigo Ghedin 12 anos atrás
Você olha as screenshots, lê a descrição e as avaliações de outros usuários... Parece que, enfim, encontrou o software certo para suprir uma necessidade. Mas aí instala e vê que, por um detalhe (ou por muitos), ele não serve para você. Perda de tempo e carregamento de dependências e outros inconvenientes que a instalação/remoção de um programa gera.
Mas e se fosse possível testar de forma prática e rápida, numa camada separada da do sistema operacional instalado na máquina, o programa antes de instalá-lo? É o que promete a Central de Software do Ubuntu 11.04, ainda em desenvolvimento. O recurso "Test Drive" permitirá a qualquer interessado testar um aplicativo num servidor remoto antes de instalá-lo. Veja no detalhe:
A mágica acontece graças a dois componentes, o protocolo NX e um conjunto de pacotes e plugins para a criação de máquinas virtuais fáceis de serem acessadas remotamente. No seu Ubuntu, a única ação a ser tomada para que o Test Drive funcione é instalar o pacote "qtnx".
Por ora, o recurso só vale para o Top 30 da Central de Software. É um começo, algo bastante inovador e útil. Você até pode subir uma máquina virtual, instalar o Ubuntu nele e testar aplicações lá antes de instalá-las em ambiente de produção, mas assim, com dois cliques, é bem mais prático, não?
Fonte: OMG! Ubuntu!.