Meio Bit » Arquivo » Meio Bit » Anunciado o padrão brasileiro de TV Digital

Anunciado o padrão brasileiro de TV Digital

18 anos atrás

Como já se imaginava, o governo definiu como padrão de TV Digital para o território nacional o japonês, segundo a Agência Brasil.

Sei que é um tema polêmico. Amigos meus foram a Brasília protestar contra um padrão que não fosse genuinamente nacional e, quando eu disse que havia sido perda de tempo, quase fui apedrejado. No entanto, depois de todas as contra-partidas oferecidas pelo governo japonês e seguindo o raciocínio de que, num padrão proprietário ( "nosso" ) estaríamos restritos ao mercado nacional, me pareceu bem acertada a escolha. Aliás... o padrão japonês sempre foi meu "preferido", simplesmente porque é o mais avançado, no sentido de permitir, facilmente, a transmissão para celulares e outros dispositivos móveis.

Alguém certamente tentará me corrigir em algum ponto e gostaria mesmo de discutir esse assunto, apesar da escolha já ter sido feita.

A questão levantada mais comumente, diz respeito à balança comercial. Com um padrão nacional, "nosso" ( vejam que coloquei entre aspas, duas vezes, pois ele seria tão "nosso" quanto a Petrobrás ), exportaríamos a tecnologia e isso renderia milhões para o País. Mas eu me pergunto: exportaríamos para quem? EUA, Canadá, México, Europa, e praticamente toda a Ásia já têm padrões definidos...

Sem contar que o modelo do negócio não foi discutido... as redes terão que preencher as quatro grades de programação possíveis ( já que, operando com a mesma resolução de hoje, pode-se transmitir quatro diferentes programações simultâneamente )? Ou terão que enviar seu sinal em alta definição mesmo? O sistema será gratuito? Como será o canal de retorno ( a forma de se atingir interatividade )? E como a tal "inclusão digital" será feita, usando a TV Digital?

Pelo menos, saimos da indefinição.

Uma boa referência é o artigo do Projeto Brasil. Exige cadastro.

relacionados


Comentários