Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Apple Corps, dos Beatles perde na justiça para a Apple Computer

Apple Corps, dos Beatles perde na justiça para a Apple Computer

18 anos atrás

A Apple Corps, gravadora dos Beattles, estava processando a Apple Computer com um pedido de indenização por quebra de contrato por causa do uso do logotipo no serviço de vendas de música online iTunes e da maçã estampada nos iPods. Eles queriam também o encerramento da maçã estampada nos iPods.

No começo dos anos 90, as duas Apple entraram em um acordo na qual o fabricante de computadores pagou 26 milhões de dólares para a empresa dos Beatles e definiram quais áreas cada empresa poderia atuar. Com o serviço de venda de músicas em MP3 através de downloads e o player iPod, a Apple Corps alegava que o acordo está sendo infringido por que a Apple Computer entrou no mercado fonográfico.

Em sua defesa, a maçã dos iPods alegou que o iTunes não é somente um serviço de transferência de arquivos, um veículo para que as pessoas tenham acesso à musica de forma digital, e o iPod é o meio pelo qual os arquivos digitais podem ser interpretados e decodificados.

Isso mostra claramente como a tecnologia atropela conceitos e a indústria fonográfica não tem a mínima idéia de lidar com isso. A Apple está na indústria da música ou não? Eles vendem arquivos de música de gravadoras, mas não promovem ou gravam trabalhos musicais. O iPod é um pequeno computador de mão dedicado em tocar MP3. Por causa disso, eles não podem usar a própria marca no equipamento? Então um player de música que rode dentro do MacOS e tenha a logomarca estaria proibido também?

Eles me parecem perdidos e ainda completamente sem noção do que a revolução tecnológica da música digital realmente representa. Leia a resposta do Steve Jobs:
"Nós sempre adoramos The Beatles, e tenho a esperança que agora podemos trabalhar juntos e colocar as músicas deles na iTunes Music Store".

Fonte: BBC

relacionados


Comentários