Meio Bit » Arquivo » Mobile » HP da Palm: anunciados Pre 2 e webOS 2.0

HP da Palm: anunciados Pre 2 e webOS 2.0

HP anuncia nova versõe do webOS e Palm Pre 2.

13 anos e meio atrás

Palm Pre 2.

A compra da Palm pela HP pegou a todos de surpresa. Junto com o anúncio, vieram incertezas sobre o destino da outrora líder no segmento móvel, e o receio de que, como costuma acontecer em negociações do tipo, algumas boas ideias da Palm, como o webOS, fossem engavetadas.

Não parece ser o caso, para nossa sorte. Faz algum tempo já que detalhes do webOS 2.0, nova versão do sistema operacional móvel da HP/Palm, estão rolando por aí. Hoje a HP anunciou a versão final dele, em conjunto com o Pre 2, nova versão do primeiro smartphone a rodar o webOS.

Sobre o webOS 2.0 falamos faz algum tempo. As novidades abrangem todo o sistema, e a mais badalada pela HP é a "True Multitasking", que apesar do nome, está mais para a multitarefa existente no iOS e Android do que a que vemos e usamos em sistemas desktops, pela essência, talvez essa sim a "multitarefa de verdade". Muda a apresentação dos programas abertos, usando um esquema de cartões na interface que, na versão anterior, servia apenas para organizar aplicativos.

Merecem destaque, ainda, a integração de redes sociais, batizada HP Synergy, a busca completa e instantânea "Just Type", e a habilidade de rodar Flash (10.1 Beta), da Adobe, no navegador, recurso esse exclusivo dos Pre (o Pixi, ao receber a atualização, não trará essa característica).

No Pre 2, mudanças sutis. Internamente, o smartphone traz um novo processador de 1 GHz (contra 600 MHz do Pre Plus, a versão "on steroids" do Pre original) e os mesmos 512 MB de RAM e 16 GB de memória interna (não expansível). A tela, de 3,1" e capacitiva, é quase a mesma, só que trocaram o material usado (saiu o plástico, entrou o vidro). De resto, apenas uma singela melhoria na resolução da câmera, de 3 MP para 5 MP.

O Palm Pre 2 será lançado na próxima sexta-feira, na França, exclusivamente pela SFR na versão GSM. A CDMA será lançada em alguns meses, nos Estados Unidos, pela Verizon. Os smartphones da Palm que rodam atualmente o webOS original (Pre, Pre Plus, Pixi e Pixi Plus) serão atualizados para a nova versão do sistema nalgum ponto do futuro.

Dito isso, a grande questão é: cadê os tablets com webOS, HP!?

Fonte: GSMArena.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários