Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Tab Candy: as abas dos navegadores evoluíram

Tab Candy: as abas dos navegadores evoluíram

Tab Candy é um conceito revolucionário para as abas dos navegadores. Em breve, numa nova versão do Firefox.

14 anos atrás

Desde que surgiram no NetCaptor (você achava que tinha sido no Opera?), as abas tornaram-se requisito mínimo em qualquer navegador decente. Desde então, a única mudança relevante nelas foi a mudança de posição, para o topo da janela, impulsionada pelo Chrome no final de 2008 e, cada vez mais, padrão no mercado.

Tab Candy: futuro das abas nos navegadores.Qual o próximo passo? Ainda não se sabe, mas a Mozilla tem uma aposta muito, mas muito promissora. Chama-se Tab Candy, não é extensão, está em alpha e, aos aventureiros de plantão, pode ser experimentada nesta build especial que estão distribuindo.

O projeto é tocado por Aza Raskin, líder da área de experiência de uso do Mozilla Labs. Em suma, o Tab Candy expande o conceito de abas, aproximando-as de aplicativos no que toca ao gerenciamento delas. Em ação, o conceito lembra uma mistura do Exposé, do Mac OS X, com o freeware Fences, para Windows. Ao invés de agrupar todas as abas na barra do topo, o Tab Candy permite agrupá-las em áreas bem definidas, e manter ativas na janela (topo) apenas as de cada grupo. Essa ideia, por si só, já soa fantástica, mas tem mais.

Ainda não estão implementadas algumas características interessantíssimas, como grupos dinâmicos baseados em meta dados das páginas, compartilhamento de grupos com amigos, sincronia com dispositivos móveis, e por aí vai. Segundo Raskin, a intenção é implantar o Tab Candy numa futura versão do Firefox. Infelizmente, não se sabe se será na quarta, prevista para o fim do ano ou começo de 2011, e a julgar pelo estágio da novidade, ainda em alpha, é bem provável que não.

Se minhas palavras não foram suficientes para convencê-lo do fator revolucionário do Tab Candy, assista ao vídeo (está em inglês, mas aos que não dominam o idioma do tio Sam, só pelas imagens já dá para captar as ideias):

Fonte: Web Crawler.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários