Ricardo Bicalho 18 anos atrás
Meu primeiro post em um blog, em 2001, foi como remover os propagandas do recém-lançado ICQ 2001a. E foi interessante reparar que tinha muita gente incomodada, como eu, com aqueles banners piscando em cores berrantes, atrapalhando a conversa. A técnica de remoção era simples e foi um sucesso. Não parei de escrever desde então.
Eis que instalo o Messenger 8 Beta e sou apresentado com essa tela:
Bleh! Propagandas em Flash. 😛 E antes mesmo de adicionar outra pessoa para conversar iniciei a pesquisa.
O primeiro passo foi fazer uma análise das pastas de instalação e os arquivos de inicialização. Usei o ótimo FileMon 7.02 para essa tarefa, mas não encontrei nada de relevante com o objetivo da busca. Então resolvi dar uma olhada na comunicação. Se os banners são dinâmicos e os canais também (baseado na escolha de país e estado no momento do cadastro), então é lá que a resposta pode estar.
Como vamos analisar a conexão, é preciso ter um firewall para exibir o que cada programa está fazendo. Eu usei o Kaspersky Anti-Hacker. Liguei o Messenger e ele se conecta a 9 servidores diferentes.
No começo, achei que bloqueando os servidores da Akamai Technologies, ele bloquearia as propagandas, mas eles tentam com vários IPs e quando nenhum deles dá certo, ainda assim, as propagandas chegam. Revisando, notei o servidor de configuração e aí EUREKA! É claro: o programa é dinâmico. Ele serve as propagandas de acordo com o seu cadastro. A autenticação e conversa são feitas por outros servidores.
Fiz o bloqueio do IP 64.4.27.76, que é o servidor muser.config.messenger.msn.com. Confira o resultado:
Estou conectado, mas sem propagandas. Calma! Ainda não acabou. Para comprovar se está tudo ok, basta ir em Tools > Options > Connection:
Se você clicar em Advanced Settings, é possível testar a conexão TCP:
E finalmente, vamos remover a tabulação lateral, já que ela ficou inútil:
Bom Proveito!
Update - 25-02-2006
Novos pedidos de convites? Use o fórum. Criei um tópico apenas para isso.