Meio Bit » Arquivo » Internet » Google Chrome Web Apps

Google Chrome Web Apps

Veja como deve funcionar o Google Chrome Web Apps, que tem o objetivo de unificar aplicativos web tanto no seu sistema operacional, Chrome OS, quanto no seu navegador.

14 anos atrás

Assim que o Google Chrome OS deu as caras, houve um certo estranhamento no modo como os aplicativos eram dispostos no sistema: num só browser, misturados com sites. Nada de barras de tarefas pra cima e pra baixo, tudo num canto só, sendo um sistema grande parte baseado em cloud computing.

Google Chrome Web Apps em contraste com abas normais.

Google Chrome Web Apps em contraste com abas normais.

É interessante olhar como funciona, mas por enquanto testar outro sistema operacional não é tão simples pra quem não tem tempo nem de arrumar o sistema principal primeiro. No entanto, você já pode sentir o gosto de como pode dar certo ou errado esse negócio de aplicativos integrados ao navegador através de um deles, o que inspirou todo o estilo do SO da Google pra ser mais exato, com o Google Chrome Web Apps.

Vale lembrar que, a não ser que você já use o Google Chrome no dev channel, não vale o risco a mudança para uma versão instável apenas para testar o novo recurso. Com a versão de testes em “mãos”, acesse seu atalho e adicione --enable-apps no fim do endereço, do modo como na imagem ao lado. É possível adicionar também o comando --apps-panel, mas ele é opcional, já que altera apenas a página de nova guia para um painel.

Feito isso, é só encontrar Web Apps para testar. A Google traz há algum tempo três deles (Calendar, Docs e Gmail) numa das pastas do navegador, mas o melhor é baixá-los por aqui, numa compilação dos existentes até agora, feita pelo Download Squad. Há aplicativos para o Twitter, para grande parte dos serviços da Google e até para o µTorrent Web.

Por enquanto, todos não passam de páginas normais com ícones grandes no lugar de abas, mas a ideia é usar o serviço num futuro breve em conjunto com a Chrome Web Store, anunciada recentemente na Google I/O, para vender aplicativos mais robustos. A Google diz que tanto a loja quanto o sistema operacional saem ainda este ano.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários