Alexandre Franco 13 anos atrás
Assim que o Google Chrome OS deu as caras, houve um certo estranhamento no modo como os aplicativos eram dispostos no sistema: num só browser, misturados com sites. Nada de barras de tarefas pra cima e pra baixo, tudo num canto só, sendo um sistema grande parte baseado em cloud computing.
Google Chrome Web Apps em contraste com abas normais.
É interessante olhar como funciona, mas por enquanto testar outro sistema operacional não é tão simples pra quem não tem tempo nem de arrumar o sistema principal primeiro. No entanto, você já pode sentir o gosto de como pode dar certo ou errado esse negócio de aplicativos integrados ao navegador através de um deles, o que inspirou todo o estilo do SO da Google pra ser mais exato, com o Google Chrome Web Apps.
Vale lembrar que, a não ser que você já use o Google Chrome no dev channel, não vale o risco a mudança para uma versão instável apenas para testar o novo recurso. Com a versão de testes em “mãos”, acesse seu atalho e adicione
--enable-apps
no fim do endereço, do modo como na imagem ao lado. É possível adicionar também o comando --apps-panel
, mas ele é opcional, já que altera apenas a página de nova guia para um painel.
Feito isso, é só encontrar Web Apps para testar. A Google traz há algum tempo três deles (Calendar, Docs e Gmail) numa das pastas do navegador, mas o melhor é baixá-los por aqui, numa compilação dos existentes até agora, feita pelo Download Squad. Há aplicativos para o Twitter, para grande parte dos serviços da Google e até para o µTorrent Web.
Por enquanto, todos não passam de páginas normais com ícones grandes no lugar de abas, mas a ideia é usar o serviço num futuro breve em conjunto com a Chrome Web Store, anunciada recentemente na Google I/O, para vender aplicativos mais robustos. A Google diz que tanto a loja quanto o sistema operacional saem ainda este ano.