Rodrigo Ghedin 13 anos atrás
Há mais de uma década, quando conexões discadas eram regra, ter um programinha desses era essencial, afinal, a 5 KBps, eram raros os arquivos baixados numa tacada só sem que a conexão caísse. E hoje?
Ainda hoje os uso para obter desempenho máximo na hora do download. Se o servidor não tem banda suficiente, o gerenciador busca arquivos idênticos em outros, e somando as velocidades, termina o serviço mais rápido, com velocidade máxima. Além disso, ainda permitem suspender e continuar o download outra hora, além de pequenos mimos, como desligar o PC na hora que os trabalhos terminarem, ou ajustar o limite de uso de banda.
Meu gerenciador preferido é o FlashGet, antigamente conhecido como JetCar. Pequeno, gratuito e (não faz muito tempo) livre de adwares, faz o que dele se espera com louvor. O programa trabalha com os protocolos HTTP, FTP, BitTorrent e eMule, um grande leque de opções que elimina, de cara, a necessidade de outros dois programas específicos.
Um detalhe que chama a atenção são as duas versões disponíveis em paralelo. A 3.3, embora mais recente e atualizada, traz uma interface horrível, e exibe propagandas no rodapé que, se podem ser removidas, ainda não consegui descobrir como. Já a 1.96 (da screenshot acima e a que eu particularmente uso), chamada "Classic", deixou de ser atualizada em 2007, mas traz anúncios facilmente removíveis e um visual mais sóbrio e adequado ao Windows.