Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Propaganda de Graça, do jeito que a Apple Gosta

Propaganda de Graça, do jeito que a Apple Gosta

14 anos atrás

casaltelejornal

Em TV costumamos ter merchandising, quando a empresa paga para um produto ser usado durante um programa (pode ser mal-feito, como nas novelas da Globo ou bem-feito, como o Projeto Natal em Smallville), temos a exibição da marca em cena sem que haja pagamento, apenas pelo produto ser cool, pertinente à cena ou exigido pelo diretor. (Aquele iMac que parecia um fusca colorido era adorado pelos cenógrafos, já o que parecia uma luminária quase não foi usado, justamente por parecer tudo menos um computador)

Agora foi inaugurada uma nova modalidade: A propaganda gratuita derivada da funcionalidade.

A WFXL-TV, uma estação de TV da Georgia (EUA) tomou uma decisão radical e inovadora: Trocou os scripts de seu departamento de jornalismo por… iPads.

A Apple não está pagando um centavo, apesar dos produtos aparecerem em todos os jornais da casa. A emissora nem por isso está insatisfeita. Muito pelo contrário. O custo mensal de toner, papel e manutenção ficava na casa de US$2.000. Isso significa US$24.000 por ano. Não é nada não é nada, imagine a cara do seu chefe se você conseguir uma economia dessas.

A mágica é simples:

Os scripts do jornalismo são escritos em computador normal, impressos em PDF e enviados por email para o iPad de cada apresentador. No dispositivo ele é aberto com o iAnnotate PDF, uma aplicação de meros 7 ´Dólares.

Vincent Hunt, um dos diretores da emissora explica que embora computadores pudessem ser usados, o custo dos iPads é menor, a manutenção é nula e principalmente a funcionalidade do aparelho é algo muito mais próximo do que os apresentadores estão acostumados.

De todos os usos do iPad esse talvez seja o caso mais racional e com ganho objetivo. Fascinante como idéia boa não tem origem determinada, e uma estação relativamente pequena, não é nenhuma CNN.

Claro, quando a idéia chegar no Brasil do jeito que a Globo odeia citar marcas que não estejam pagando o merchã, teremos o Bonner segurando um legítimo…

globopad

Fonte: Poynter

relacionados


Comentários