Meio Bit » Arquivo » Games » Relembrando: Sonic R

Relembrando: Sonic R

14 anos atrás

Muitos afirmam que o Sega Saturn não teve nenhum jogo do Sonic tão memorável quanto aqueles do Mega Drive / Genesis. O console contava com uma versão do considerado fraco Sonic 3D Blast do Mega Drive, Sonic Jam, que ficou praticamente esquecido, e Sonic R.

Este jogo foi mais uma tentativa da Sega de realizar um game de corrida do ouriço azul, depois do fracasso de Sonic Drift. O mesmo foi lançado em 1997 para Saturn e em 1998 ganhou uma versão para PC. Dessa vez, os personagens abandonaram os carros, e passaram a ir a pé mesmo, exceto Robotnik e Amy.

O jogo conta com 4 personagens jogáveis logo no inicio, e mais 6 destraváveis. Cada um possui uma habilidade diferente.

Sonic: que é bem veloz, e pode dar pulos duplos.

Tails:  Pode voar por um período de tempo.

Knuckles: Pode planar

Amy: Usa um carro. Não pula, mas pode andar sobre a água.

Doctor Robotnik: Usa uma nave, e pode disparar mísseis.

Metal Sonic: Pode pular alto, e andar sobre a água temporariamente.

Tails Doll:  É um pouco mais rápido que Tails e flutua sobre a pista.

Egg Robo: Não pode pular, e é mais lento que outros destraváveis.

Metal Knuckles: Veloz como o Metal Sonic, e pode planar melhor.

Super Sonic: O mais rápido, e com melhor controle.

Em cada pista existem 5 corredores. O jogo conta com o modo Single Player, onde o jogador seleciona uma fase para competir. Se chegar em primeiro ganha o troféu de ouro. Se ganhar em todas as pistas, pode destravar o circuito secreto. Também existem os modos TAG, Reverse, Get 5 Ballons, Versus e Time Attack.

Assim como em outros jogos de "corrida maluca", existem itens espalhados pelas fases. Os anéis, que são usados para abrir portas secretas nas pistas. Assim você pode cortar caminho. Existem as esmeraldas do caos. Se juntar as 7 destrava o Super Sonic. Os emblemas, que valem determinada quantia de anel, e as medalhas. Se pegar todas pode destravar um personagem.

A versão de PC possui gráficos melhorados, porém ainda fiéis a versão de Saturn, algumas correções, melhora na câmera, e a variação de clima, ou seja, as pistas podem estar chuvosas, ensolaradas, e até mesmo congeladas.

Infelizmente o jogo conta com apenas 5 pistas, sendo uma delas destravável. Um fato curioso é que todas as pistas possuem o nome que começa com a letra "R", fazendo alusão ao nome do jogo. São elas:

Resort Island: Uma pista situada em uma ilha, que possui cachoeiras e pontes. A música tocada se chama: "Can you fell the Sunshine?"

Radical City: Uma cidade noturna, que possui alguns trechos que lembram cassinos. A música se chama: "Living in the city".

Regal Ruin: Uma pista no deserto, que contém várias ruínas. A música se chama: "Back in Time".

Reactive Factory: Essa fase lembra bastante as fábricas do Dr. Robotnik, dos jogos clássicos de Sonic. A música se chama: 'Work is Out".

Radiant Emerald:  Destravável. Uma pista colorida e reluzente. Infelizmente esse circuito sofreu com quebra de polígonos na versão de Saturn. O erro foi corrigido na versão de PC. As músicas são: "Diamond in the Sky" "Super Sonic Racing".

Sonic R dividiu opiniões entre os fãs. Alguns o consideram como o jogo mais "tosco" do ouriço, enquanto que outros acham-no um bom jogo de corrida. Certamente, Sonic R é bem melhor que Sonic Drift, mas ainda deixa a desejar em alguns aspectos.

Muitos jogadores reclamam do botão de aceleração ser o direcional para cima. Além disso, não há um botão para andar pra trás, o que obriga o jogador a virar o personagem 180 graus para recuar. Isso atrapalha principalmente se o jogador quiser coletar todos os itens na fase. Outro ponto negativo, é o já citado fato de possuir apenas 5 circuitos.

Mesmo assim, Sonic R ainda trás muito desafio para os jogadores, como coletar todas as esmeraldas do caos e medalhas, destravar todos os personagens secretos, etc.

relacionados


Comentários