Dori Prata 5 anos atrás
Um coisa que sempre me causou calafrios são jogos que tentam abranger vários estilos de jogabilidade. Ao tentar agradar diversos públicos, normalmente esses títulos acabam não fazendo nada direito, deixando a desejar em todos os gêneros utilizados.
Ainda assim, tenho que admitir que fiquei muito interessado no atual projeto da Hi-Bit Studios. No momento buscando o seu financiamento coletivo através do Kickstarter, 198X terá como objetivo nos levar a uma viagem ao passado, usando para isso diversos estilos que ficaram marcados na história dos fliperamas.
“O jogo se passa em Suburbia, fora da cidade em algum momento de 198X,” diz a página do jogo. “Ele segue a jornada de Kid, um adolescente preso entre as limitações da juventude e as inevitáveis obrigações da vida adulta. A história se desenrola quando Kid descobre o fliperama local — descobrindo novos mundos, e novos significados, nos videogames. Para cada visita ao fliperama — cada jogo descoberto, cada movimento dominado, cada demônio derrotado — Kid se tornará mais forte. E a linha entre jogo e realidade começará a se tornar borrada.”
Dividido em cinco estilos, a promessa do 198X é fazer com que cada jogo consiga entregar uma experiência igual a o que tínhamos nas décadas de 80 e 90, e quem frequentou fliperamas naquela época certamente experimentou alguns dos clássicos que ajudaram a fundar os alicerces desses gêneros. Serão eles:
Levando-se em consideração apenas as imagens e trechos do jogo que foram divulgados até agora, o trabalho da Hi-Bit Studios parece estar sendo muito bem feito. O que me preocupa é o nível de complexidade que cada estilo terá. Penso assim porque de nada adianta eles entregarem vários gêneros diferentes, se eles forem rasos ou ruins a ponto de parecerem meros mini-games.
Caso a quantia almejada pelo estúdio seja alcançada, a previsão é de que o 198X seja lançado no início de 2019, com versões para PC, Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch.