Ronaldo Gogoni 5 anos atrás
O WhatsApp está evoluindo: o app de mensagens instantâneas acaba de introduzir uma nova ferramenta, chamada WhatsApp Business que entrega uma forma de comunicação especializada entre micro e pequenas empresas e seus clientes, com uma série de funções específicas.
A intenção do WhatsApp em fornecer um app distinto para empresas vem da necessidade: hoje em dia muitas micro e pequenas empresas, em sua maioria pequenos empreendimentos individuais ou familiares fazem uso das redes sociais para vender seus produtos e serviços, e os mensageiros instantâneos são uma excelente ferramenta: através dela é possível manter um canal direto com o consumidor, mas como eles tratam todo mundo como pessoas físicas não dá para fazer uma distinção fácil entre quem é empresa e quem não é.
O WhatsApp Business chega para resolver isso: ele é indicado apenas para quem deseja fazer uso comercial da plataforma, do lado do consumidor pouca coisa muda. Os perfis cadastrados através do novo app passarão a ser identificados como empresas no app principal, enquanto o empreendedor terá acesso a mais funções.
Além da conta empresarial, o WhatsApp Business fornece estatísticas de métricas simples, como por exemplo a quantidade de mensagens lidas e ferramentas que permitem a criação de respostas automáticas, de saudação a avisos de ausência ou mesmo respostas para as perguntas mais frequentes. É como um bot, mas para um fim específico que é ajudar pequenos empresários a se comunicarem melhor com seus clientes.
O WhatsApp Business já está disponível para Android mas por enquanto só pode ser utilizado nos Estados Unidos, Reino Unido, Indonésia, Itália e México; o app não exige informações restritas a empresas como números sociais específicos (no nosso caso, o CNPJ), apenas o nome da companhia, uma descrição e um número de telefone válido. A versão para iOS será lançada em breve, bem como ele deverá chegar a mais países; alguns comerciantes selecionados já o estão testando no Brasil.
Fonte: WhatsApp Blog.