Meio Bit » Arquivo » Internet » Steve Wozniak anuncia a Woz U, uma plataforma online de educação e capacitação profissional

Steve Wozniak anuncia a Woz U, uma plataforma online de educação e capacitação profissional

Steve Wozniak lança a Woz U, uma plataforma virtual para estimular a educação e capacitar estudantes de tecnologia, conectando-os diretamente a empresas do setor.

6 anos atrás

steve-wozniak

Steve Wozniak acredita que pode fazer ainda mais pelo mundo, principalmente na área educacional: o co-fundador da Apple anunciou na última sexta-feira (13) o lançamento da plataforma Woz U, voltada a ensino acessível e capacitação tecnológica de médio e longo prazo.

O foco do Woz U, embora seja também voltado ao ensino é algo completamente diferente da Khan Academy, antes que alguém pergunte. A plataforma criada por Salman Khan, embora forneça certificados reconhecidos por empresas do mundo todo foi criada como um complemento para todas as áreas do conhecimento e voltado principalmente para crianças e jovens, com aulas de reforço e exercícios de fixação. Claro que existem cursos de capacitação ali dentro, mas a ideia principal é ser um grande repositório de conhecimento geral para todos.

O Woz U por sua vez foi planejado como um portal de capacitação tecnológica, indicado principalmente para jovens e graduandos do setor de Tecnologia da Informação, oferecendo treinamento especializado de modo a permitir que os estudantes se tornem profissionais estáveis no setor. Quem conhece Woz sabe que isso tem sido uma meta pessoal sua ao menos desde o início dos anos 1990: ele investiu boa parte de seu patrimônio de modo a distribuir computadores (no caso, PowerBooks) a crianças e adolescentes em idade escolar e ele próprio atuou como professor de Informática, dando aulas de computação e noções de Internet em várias escolas dos Estados Unidos.

steve-wozniak-teacher

1993: Woz ensina crianças em idade escolar a como usar um computador (obviamente, um Mac)

Segundo Woz, o Woz U se focará em capacitar tanto os alunos quanto as empresas: num primeiro momento a plataforma irá se focar em desenvolvedores e profissionais de suporte mas com o tempo o currículo conterá cursos sobre Ciência de Dados, Cibersegurança e Desenvolvimento Mobile; do lado das companhias serão oferecidas ferramentas de recrutamento e avaliação, de modo a encurtar o caminho entre um estudante (um app Tinder-like já foi lançado para iOS e Android) e o que as empresas esperam de um profissional da área. Woz diz que também oferecerá uma plataforma para estudantes em idade escolar que será distribuída a escolas.

Por fim, o Woz U contará também com ferramentas que permitirão a progressão de profissionais já contratados, de modo que esses possam ser avaliados e continuem a avançar rumo ao topo de suas carreiras. Segundo Woz a plataforma oferecerá cursos personalizados, de acordo com os perfis dos profissionais.

Por enquanto o Woz U atuará nos Estados Unidos mas a intenção é oferecer a plataforma a todos, inclusive com instalações físicas em pelo menos 30 cidades do mundo. Esperamos que a iniciativa dê certo.

Fonte: Business Wire.

relacionados


Comentários