Dori Prata 6 anos atrás
Depois de mencionar por um bom tempo a possibilidade do Xbox One ganhar suporte a teclado e mouse, mas nunca confirmar a adição do recurso, a Microsoft enfim disse que isso está próximo de acontecer. Quem deu a notícia foi Mike Ybarra, diretor da divisão responsável pelo console e que aproveitou a PAX West para revelar a novidade.
“Precisamos ser muito inteligentes em relação a maneira como fazer isso. Deixaremos muito disso a cargo das desenvolvedoras. Um monte de pessoas me mandam tweets dizendo ‘você não pode fazer isso por ser injusto,’ e entendemos isso.”
Mas como eles pretendem garantir essa condição de igualdade? Segundo Ybarra, fazendo com que em partidas multiplayer o jogador possa escolher entre encarar a disputa apenas contra quem estiver usando um controle; contra aqueles que usarem teclado e mouse ou mesmo contra qualquer tipo de pessoa.
Pode parecer algo simples, mas é uma ideia que sempre defendi quando entrava no assunto de jogos multiplayer entre PCs e consoles. Talvez eu esteja apenas sendo bastante otimista aqui, mas sempre achei esse o cenário ideal e pelo jeito a Microsoft acredita que ele pode funcionar. Isso inclusive já acontece no Gears of War 4, onde aqueles que estão no videogame podem escolher por não jogar contra quem possui o título no PC e possivelmente usa teclado e mouse.
Outra informação importante é que Mike Ybarra garante que esse suporte não será obrigatório, com as desenvolvedoras tendo total liberdade para optar por usá-lo ou não. E novamente vendo o copo meio cheio, acredito até que tal recurso poderá fazer com que mais jogos cheguem ao Xbox One, como por exemplo os de estratégia.
Por fim, o executivo ainda afirmou que não demorará muito até vermos a chegada dos primeiros títulos compatíveis com a tão adorada dupla teclado e mouse no console. Para mim, quanto mais opção tivermos, melhor e como a Microsoft nunca escondeu a tentativa de aproximar seu console do PC, não fico nada surpreso com a ideia. Mas e na sua opinião, o recurso é algo que lhe causa empolgação?
Fonte: Videogamer.