Carlos Cardoso 6 anos atrás
A gente imagina carros autônomos como ótimos para o engarrafamento, quando você está cansado, ou como parceiros no combate ao crime, mas como quase toda tecnologia há um uso comercial / industrial bem mais importante, e a Volvo está ciente disso.
Eles estão demonstrando um projeto de tornar semi-autônomo o veículo mais negligenciado das ruas, o caminhão de lixo. Fora ouvir desaforo do Boris Casoy, há outros incômodos no dia-a-dia de um lixeiro: um dos grandes é o anda-para, e manobrar entre obstáculos em ruas apertadas.
O projeto da Volvo aprende depois da primeira ronda e identifica até a posição das latas de lixo. O operador pode então acompanhar o caminhão, deixar que ele se vire manobrando entre os carros estacionados e os sensores funcionam até quando o motorista está no comando, brecando se detectar um obstáculo no meio do caminho, veja:
Agora o mais impressionante de tudo: aqui estamos acostumados a ver uma cabeçada de gente pendurada atrás de cada caminhão de lixo. Na Suécia é um ÚNICO lixeiro…