Meio Bit » Arquivo » Mobile » Google fazendo faxina: Hangouts perde suporte a SMS e GTalk... MÓR-REU!

Google fazendo faxina: Hangouts perde suporte a SMS e GTalk... MÓR-REU!

Google Talk será completamente desativado no dia 26 de junho; usuários serão recomendados a utilizar o Hangouts, que também perderá o suporte a SMS.

7 anos atrás

google-talk-hangouts

Vamos combinar que o Google fez uma tremenda lambança nos últimos anos com seus apps de mensagens. Ao invés de aprimorar o Google Talk ela preferiu introduzir o Hangouts, que atua de forma concorrente e nem vou entrar no mérito da confusão com SMS, ao tentar fazer deste um app padrão para todas as conversas de seus usuários sem descontinuar suas outras soluções.

Agora o Google entrou em modo “faxina da Primavera” e começou a detonar recursos e aplicativos redundantes, ou que não fizeram tanto sucesso. A primeira e mais significativa alteração será o fim do GTalk, a fim de promover o Hangouts como sua única solução para conversas. Quem ainda o utiliza regularmente será alocado automaticamente para a atual plataforma após o dia 26 de junho: a versão mobile do GTalk deixará de funcionar, a integração com o Gmail será removida e clientes de terceiros também serão forçados a migrar. Antes disso, no entanto o Google informará seus usuários para que façam eles mesmos a mudança.

Isso não quer dizer entretanto que o Hangouts passou incólume. De modo a fazer dele apenas um mensageiro instantâneo (e olha que nem estou citando o Allo) a partir do dia 22 de maio o app para Android perderá completamente o suporte a SMS. Da mesma forma o usuário receberá um aviso para alterar as configurações e selecionar outro aplicativo de sua preferência. Caso você não possua nenhum outro app de terceiros instalado em seu dispositivo o Google recomendará o básico Android Mensagens, que suporta apenas mensagens SMS e MMS.

O Google não deseja que o Hangouts seja um aplicativo puramente para usuários finais. De uns tempos para cá a companhia investe no mercado corporativo através das novas aplicativos separados Chat e Meet, dessa forma ele busca estimular o usuário final a experimentar o Allo ao invés de utilizar somente o Hangouts.

Outras mudanças dizem respeito ao Gmail: a prévia de imagens do Picasa (que também foi descontinuado), as Smart Labels, o recurso de citar texto selecionado e a integração com o Google+ foram podadas. A lista completa você confere aqui, já aqui o Google disponibiliza a agenda detalhada com as datas em que cada recurso marcado será enviado para o cemitério.

relacionados


Comentários