Carlos Cardoso 6 anos e meio atrás
As estações Supercharger são uma saída da Tesla para o Efeito Tostines do pessoal não comprar carro elétrico por não ter onde carregar e não existir onde carregar por não haver carro elétrico na rua.
Colocando no lápis faz mais sentido para Elon Musk bancar as estações, DAR eletricidade de graça para os modelos top, e com isso combater a chamada Ansiedade de Autonomia, o medo de ficar sem elétrons no meio do caminho.
As estações Tesla possuem conexões de alta amperagem corrente, a 480 V, e em meia-hora dão mais 270 km de autonomia a um Modelo S. 75 minutos e a bateria está cheia até o gargalo.
Só que há um problema: em locais mais populares as vagas são disputadas, e muita gente em vez de carregar o carro e ir embora, prefere chegar, espetar o bicho e ir embora. O sujeito vai trabalhar, pro cinema, whatever, deixa o carro ocupando uma vaga, 100% carregado e os outros que se ralem.
Elon não gosta disso.
Inicialmente a Tesla vai mandar alertas pros celulares dos donos de carros conectados e com bateria cheia. Se nada for feito enviarão uma mensagem a cada cinco minutos. Como você precisa das notificações do carro, não há como bloquear.
Eles esperam que com essa aporrinhação convençam os donos a pararem de usar as estações Tesla como estacionamento gratuito com direito a chupeta.
Se não der certo, sempre podem partir para a opção nuclear: parar de carregar os carros reincidentes, usando da cláusula de que os Superchargers são, tecnicamente, para uso em viagens longas.
Fonte: Electrek.