Marcel Dias 6 anos atrás
Com o lançamento dos novos MacBooks, a Apple encerrou o ciclo de produtos desse ano. Se alguns anos antes criticar a Apple soaria como puro recalque, as bizarrices recentes mostram que de fato há algo de errado na forma como a empresa vem conduzindo suas decisões.
Em setembro tivemos o abandono do plugue do fone de ouvido no iPhone 7 e essa semana que passou, com o lançamento dos novos MacBooks, foi a vez das teclas de função sofrerem com a degola. No lugar, temos touchbar, uma tela de toque fininha que permite que você execute diversas funções contextuais de acordo com o software em uso.
A princípio eu pensei “porra, genial isso aí” mas quanto mais penso nessa mudança, mais acho que é mais uma enrolação da empresa para parecer inovadora. A coleção de ideias toscas vem se ampliando a passos largos:
Basicamente, se você é um usuário de vários produtos Apple atualmente, é isso aqui que tem na sua mochila:
Chega a ser triste que uma empresa outrora considerada a meca do design tenha adotado esse caminho. A Apple Store vai acabar parecendo uma filial física do Ali Express. Se você comprou um iPhone 7, seu fone não pode ser usado no MacBook Pro novo. Você vai ter que usar o fone antigo ou se render aos novos AirPods de 150 dólares. Como diabos um produto recém lançado é incompatível com outro produto recém lançado da marca?
Começo a achar que Jobs não morreu. Ele foi entregue como oferenda a Pazuzu, pois independente de decisões consideradas horrendas, os produtos continuam vendendo. Mas, considerando como a cabeça dele funcionava, não duvido que ele volte dos mortos para por as coisas em ordem. É Halloween, afinal de contas.