Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Dpreview – Teste com câmeras Waterproof

Dpreview – Teste com câmeras Waterproof

15 anos atrás

O Dpreview continua com sua linha de artigos testando câmeras da mesma categoria em situações controladas de estúdio e ao ar livre. Dessa vez, a diferença é que as câmeras a serem testadas são as chamadas Waterproof ou, simplesmente, a prova de água. Antigamente, para fotografar embaixo da água, era necessário ter uma caixa estanque para proteger o equipamento. O acessório, além de caro, não comporta todos os modelos e era muito complicado de se achar no Brasil. Agora, quase todos os fabricantes de câmeras digitais possuem pelo menos um modelo que resiste a profundidades baixas (de 5 a 10 metros), sendo que alguns, como a Olympus, já possuem uma tradição na produção desse tipo de equipamento.

waterproof

As câmeras escolhidas para esse teste foram a Canon Powershot D10, Fuji Finepix Z33WP, Olympus Stylus Tough 8000, Olympus Stylus Tough 6000 e Pentax Optio W60. Quanto à qualidade de imagem, nenhuma surpresa. Nenhuma delas é uma maravilha em condições normais de uso. O ISO 400 de todas é bem degradado e não seria de grande utilidade. O ISO 1600 das duas câmeras da Olympus chega a ser vergonhoso. Incrível como uma empresa tem a coragem de lançar isso. Já a câmera da Canon é a que aplica a maior carga de processamento na imagem, deixando tudo com textura de borracha. Mesmo a menor sensibilidade (ISO 80) já apresenta uma imagem degradada por ruído. Mas, pelo menos em minha opinião, o pior problema é a falta de nitidez em todas as câmeras.

Já no teste embaixo da água, todas as câmeras usam configurações semelhantes. Ao acionar o Underwater scene a câmera trava a lente na posição de grande angular e limita a velocidade ISO para as configurações mais baixas. Todas as câmeras foram utilizadas com flash acionado. Cabe lembrar que das câmeras selecionadas, apenas a Stylus 8000 e a Powershot D10, possuem vedação para agüentar profundidades de 10 metros. As outras ficam entre 3 e 4 metros. Foram feitos testes de rapidez na captura das imagens e fidelidade das cores, além do modo de filmagem. Dentre elas, somente a Pentas Optido W60 produz filmes em 720 pixels. As outras ficam no padrão VGA.

Segundo os testes, a melhor câmera dessa categoria foi a Canon Powershot D10, seguida de perto pela Pentax Optio W60. A pequena câmera da Canon foi a vencedora em todas as categorias (luz do dia, ISO elevado, luz de flash, e qualidade debaixo da água). A maior decepção aqui foram as duas câmeras da Olympus que em termos de recursos são as mais bem equipadas, mas na qualidade de imagem ficam bem atrás.

Veja aqui o teste completo do Dpreview com câmeras Waterproof.

relacionados


Comentários