Meio Bit » Arquivo » Mobile » A História se repete: tal qual Palm, iPhone sofre de MAD

A História se repete: tal qual Palm, iPhone sofre de MAD

Os iPhones 6 e 6S estão apresentando um problema na tela de toque. Assim como o governo a Apple nega ter conhecimento. Já vimos esse filme antes, e não terminou nada bem para a Palm.

7 anos e meio atrás

2896546773_8591371ac1_b

Muitos, muitos anos atrás não havia Apple no mercado de smartphones. Na verdade nem smartphones existiam. A computação móvel era feita através de PDAs, e era danado de bom. A Palm dominava o mercado, a ponto de palm virar sinônimo de PDA, para desespero dos outros fabricantes e do Windows Mobile.

Dona do mundo, a Palm se encheu de arrogância e se acostumou a não inovar mais: só incorporava idéias da concorrência bem depois, e não admitia seus erros; e pior, seus defeitos. A promessa do Conector Universal, que durou exatamente uma geração; ou a rede mundial de dados do Palm VII, inviável economicamente mas mesmo ainda assim vendida como solução…

O pior mesmo foi o MDS, a Mad Digitizer Syndrome, um defeito crônico nos Palms III. Basicamente o sensor de toque se descalibrava, você era forçado a recalibrar constantemente. Logo ele perdia tanto o posicionamento que você era obrigado a resetar o Palm para forçar a recalibragem. Depois de um tempo nem isso mais adiantava.

A Palm nunca admitiu o defeito. Como “cortesia” trocava os Palms na garantia, mas se você tivesse o problema depois dela expirada, azar. Isso ajudou a minar a confiança do usuário, que foi ficando menos e menos leal. Hoje a Palm é apenas uma lembrança.

A Apple está passando por um problema semelhante, já batizado de touchgate. Aparentemente iPhones 6 e 6S estão sofrendo de iPhone Touch Disease, um problema que começa intermitente e faz com que a tela vá perdendo sensibilidade aos poucos, até a inevitável morte.

Tal qual a MDS do Palm, há soluções temporárias via software, mas o problema não é resolvido. Dizem que a causa são dois chips que controlam a tela de toque, o que significa que o jeito é trocar a placa-lógica do celular. A Apple está trocando os celulares inteiros, quando na garantia.

Usuários já entraram com ações coletivas contra a empresa por causa do problema, que pode ser causado por algum lote de componentes defeituosos. A alegação de falha de projeto não se sustenta, ou aconteceria com muito mais gente.

Oficialmente a Apple não se pronunciou sobre o problema, mas provavelmente gostariam mesmo é de responder pelo menos nossa bateria não explode.

Fonte: Pop-Byte.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários