Gilson Lorenti 14 anos atrás
Ano passado, um anúncio sacudiu o mundo da fotografia. A Olympus e a Panasonic estavam se juntando para desenvolver um novo sistema chamado de micro-quatro-terços. O objetivo era produzir câmeras com lentes intercambiáveis, mas que fossem menores e mais leves do que as atuais DSLR. A Panasonic sai na frente lançando o seu modelo Lumix G1 que, embora não fosse tão pequena assim, foi saudada como uma inovação na tecnologia fotográfica e ganhou vários prêmios de Câmera do Ano. Misteriosamente, a Olympus não lançou o seu modelo, dando apenas algumas especificações de um protótipo semi-acabado que percorreu algumas feiras de fotografia ao redor do mundo.
Talvez fosse apenas uma estratégia de marketing. Lançar um equipamento naquele momento poderia ser um tiro no pé ao concorrer com a própria parceira de projeto. E, em 2009, um dos grandes lançamentos da história da empresa, a série Pen, estaria completando 50 anos. Então, por que não unir o útil ao agradável? A Olympus EP-1 está sendo chamada de a Pen Digital não apenas pelo formato ou por uma propaganda da empresa. A câmera realmente trás algo de inovador, assim como suas irmãs fizeram há 50 anos. A EP-1 é tudo aquilo que o sistema micro-quatro-terços prometeu que seria. Compacta e leve, mas não abrindo mão da qualidade. A câmera chega para criar uma nova categoria, afinal de contas, não é uma compacta, mas também não é uma DSLR.
A pequena guerreira chega com 12 megapixels de resolução máxima em um sensor Live MOS (fator de corte de 2x), processador de imagem TruePic V, monitor LCD de 3 polegadas, duas novas lentes que vão compor o Kit (a Zuiko 17mm f/2,8 e a Zuiko 14-42mm), face detection, Shadow Adjustment, filtros artísticos (uma das inovações das DSLR da Olympus) e a capacidade de fazer filmes em alta definição, além de várias outras perfumarias. Porém, o que vai chamar a atenção mesmo é o design do equipamento. Vale lembrar que a câmera já possuí um adaptador oficial (opcional) para que possam ser usadas as lentes Zuiko normais, aumentando as possibilidades para o consumidor.
Como já tinha dito antes, o fator negativo desse lançamento fica por conta do preço. Embora não seja tão cara como anunciada anteriormente, o preço da câmera com a lente Zuiko 14-42mm deve ficar em torno de US$ 799,00.
Veja a galeria de fotos feita com a câmera
Veja a galeria de vídeos feita com a câmera
Fonte: Dpreview