Dori Prata 7 anos atrás
Quando ouvimos falar de um mod baseado numa marca famosa, normalmente pensamos que não demorará muito até que os advogados da empresa dona da propriedade intelectual deem as caras e acabem com a brincadeira. O anúncio do Galaxy in Turmoil certamente fez com que muitos não apostassem no seu lançamento, já que o jogo seria baseado no cancelado Star Wars: Battlefront 3, mas curiosamente o projeto parece ter recebido um apoio de peso.
De acordo com um comunicado publicado no site da Frontwire Studios, a desenvolvedora conseguiu a aprovação do Steam para que a modificação que está sendo feita com a Unreal Engine 4 seja lançada no popular serviço e como ela será distribuída gratuitamente, os responsáveis pelo jogo acreditam que os engravatados da Disney não lhes incomodarão.
“Após algumas conversas entre os representantes da Valve e eu, a Valve/Steam concordou em lançar gratuitamente o Galaxy in Turmoil aos seus milhões de usuários," explicou Tony Romanelli, presidente da desenvolvedora. "Enquanto isso é sem dúvida um grande passo e realização para a Frontwire Studios, é um passo ainda maior para vocês, a comunidade.”
Tudo bem, por se tratar de um mod que não tem fins lucrativos, alguns podem considerar que eles não estão aproveitando a marca para ganhar dinheiro, mas e quanto ao fato de o estúdio estar ganhando visibilidade com a criação dos outros, o que no futuro poderá lhes render bons contratos? O próprio Romanelli, admite que ao terem sidos aceitos pelo Steam isso faz com que o estúdio consolide sua reputação e abre oportunidades para publicações futuras, então acho que não devemos confiar nessa papo de “somos bonzinhos, não queremos ganhar dinheiro com a modificação.”
O assunto é bastante polêmico e promete render bastante nos próximos meses, mas mesmo com essa aceitação por parte da Valve, ainda não podemos dizer que o futuro do Galaxy in Turmoil está garantido. Conforme o advogado Ryan Morrison explicou ao site GameInformer, a distribuição gratuita não serve como argumento para a criação de um jogo que se aproprie de marcas registradas e depois de termos visto tantos projetos em circunstância parecida terem sido cancelados, é estranho ainda vermos pessoas que continuam apostando nisso.
Além disso, o criador da Fair Use Protection Account afirmou que o fato da Valve ter aceitado a publicação do jogo no Steam não significa muita coisa, afinal toda a responsabilidade pelos jogos vendidos na loja é da empresa que o criou/publicou, então se a Disney ou a EA vier atrás da Frontwire, a Valve não terá que responder por nada. Por fim, Morrison deixou uma mensagem para os criadores do Galaxy in Turmoil: “eu adoro o uso justo e adoro a liberdade de expressão. Esse jogo não possui nenhum dos dois. Um conselho gratuito ao desenvolvedor, tire esse jogo do ar ontem.”