Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » PinHole Day: eu participei

PinHole Day: eu participei

15 anos atrás

Ontem, último domingo de abril, comemoramos o PinHole Day. Essa é uma data internacional para quem é amante da forma mais artesanal de se fazer fotografia. O PinHole, ou câmera de orifício, pode ser construída em casa com qualquer recipiente que seja vedado contra a entrada de luz. Podemos fazer PinHole com caixas de madeira ou papelão, latas de leite ninho, tubos de óleo de motor e até mesmo com caixas de fósforo. O que vale é a criatividade de quem está fotografando.

Aqui em Presidente Prudente, reunimos um grupo de malucos na Oficina Cultural Timochenco Wehbi para construir a câmera PinHole com caixas de fósforo. A escolha desse tipo de câmera se deu mais pela facilidade do que pela qualidade da imagem. Existem duas categoria de câmeras: as que usam papel fotográfico preto e branco e as que usam filme fotográfico comum. Quando escolhemos usar a câmera com papel fotográfico é necessário ter um laboratório por perto. Você faz uma foto e depois tem que ir para o laboratório revelar a foto que foi feita e colocar um novo papel na câmera (que tem que ser feito no escuro total). Já com as câmeras de filme, é possível fazer 36 fotos (aproximadamente) e ainda dá para trocar o filme à luz do dia. Depois é só mandar revelar normalmente. Existe um tutorial completo de como fazer uma câmera PinHole com caixa de fósforo nesse site. Recomendo usar a caixa de fósforo comum da Fiat Lux amarela, pois ela é feita de papelão (que aceita melhor a tinta preta) e seu diâmetro é idêntico ao diâmetro do filme fotográfico, evitando que ele fique retorcido.

Todas as pessoas do mundo que participaram do PinHole Day de forma organizada, se inscreveram e vão postar suas fotos no site oficial do movimento. Para ver os resultados é só acessar o pinholeday.org (o site possuí uma versão em português). Os participantes possuem 1 mês de prazo para colocarem as fotos no site, mas já existem exemplos da participação dos brasileiros esse ano. Vale a pena conferir.

relacionados


Comentários