Meio Bit » Arquivo » Ciência » Marinha dos EUA usando tecnologia de navegação do Século XVIII

Marinha dos EUA usando tecnologia de navegação do Século XVIII

E a Marinha do Tio Sam se tocou de uma grande besteira, e correu para corrigir: em 2008 pararam de ensinar astronavegação para os alunos da Academia Naval. Agora perceberam que se a rede GPS cair ficarão todos perdidos. Correram atrás e os alunos voltaram a aprender como se navegava antes da bússola a vapor.

8 anos atrás

HMS_Enterprize_opening_credits

Nos primórdios da navegação, como todo mundo que jogou Civilization sabe, os navios seguiam as costas, mas com o tempo fomos nos aventurando para o mar alto, o que complicou muito a situação. Uma bússola só não resolve quando precisamos saber nossa posição no mapa, e sem pontos de referência, continuamos perdidos.

Uma forma de achar sua posição era usando as estrelas, e com o advento de relógios precisos se tornou possível calcular latitude e longitude com precisão. O Mar não era mais morte certa, mas um lugar a ser explorado.

Mesmo hoje usamos as estrelas. Na Terra navegamos por corpos celestes artificiais, nossas constelações de GPS, GLONASS, GALILEU e o sistema chinês. Em breve, o Indiano também. No espaço, as sondas determinam sua posição usando estrelas.

A ferramenta fundamental para isso é o sextante.

hero-woman-peering-through-sextant-1920x1080-bp1

Com ele você determina o ângulo de um corpo celeste em relação ao horizonte. Sabendo a hora em um ponto fixo (no caso Greenwich) você consegue determinar sua latitude, e com a invenção dos relógios precisos, longitude também. Há bastante trigonometria envolvida, além de cartas e tabelas, então o uso de navegação celeste foi sendo descontinuado em situações onde não se pode perder tempo.

A Marinha dos EUA não viu sentido em ensinar navegação celeste quando um simples GPS resolve, e em 2008 pararam de ensinar a técnica na Academia Naval, mas agora se tocaram que fizeram uma grande bobagem.

Sistemas de navegação eletrônicos ficam sem baterias, são sujeitos a interferência e se um hacker da Melhor Coréia criar uma GUI em Visual Basic para determinar os IPs dos satélites GPS e desligar todos, a única forma com que o USS Nimitz terá para se localizar é um Guia Rex.

Ensinar teoria e prática de navegação celeste é essencial: é um backup que nenhuma tecnologia inimiga consegue afetar, nenhuma falha de energia ou pane geral consegue impedir que um sextante seja usado. A própria NASA sabe disso, e as naves Apollo levavam isto:

nasm2012-02161

É um sextante para astronavegação, usado como backup e para confirmar e regular o sistema de navegação principal.

A Academia Naval voltou a ensinar navegação celeste, para desespero dos alunos e alegria dos velhos lobos do mar, que não precisam se preocupar com as crianças, perguntando se estão lembrando de levar pilhas pro GPS antes de embarcarem em missões.

sex

Só porque existe uma tecnologia mais prática não quer dizer que você não deve aprender o básico. Esquecer disso gera uma cultura de caixas-pretas onde alguns iluminados detêm o conhecimento e o populacho é mero usuário. Isso infelizmente se tornou a regra, a ponto de uma vez eu ter visto uma analista de suporte de uma grande estatal brasileira na área de petróleo olhar um PC aberto, apontar para os chips e perguntar:

O que são esses quadrados pretinhos?

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários