Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Livro Photoshop para Fotógrafos

Livro Photoshop para Fotógrafos

15 anos atrás

O Photoshop é uma das coisas que me perseguem. Sou fã absoluto da fotografia, do processo de composição e da avaliação do resultado da imagem, mas sempre fui contra a manipulação digital, levando em conta que manipulação é diferente de correções básicas. Porém, não tem como fugir dessa realidade. Hoje, o fotógrafo é um pouco de cirurgião plástico também, corrigindo defeitos, eliminando imperfeições e transformando completamente o corpo de nossas clientes, mas nem só de correção de pessoas vive a manipulação digital. Possuir o domínio eficaz do Photoshop também garante uma boa correção das cores, nitidez, contraste e brilho. Coisas que eram feitas pelos técnicos de laboratórios com os filmes convencionais, ficam agora sob a responsabilidade do próprio fotógrafo. O trabalho aumentou, mas agora é possível manter o fluxo de trabalho totalmente sobre controle.

Quando digo que o Photoshop me persegue é por conta de ter que aprender tudo sozinho. Sempre estar à procura de novas publicações, novas informações pela internet. Aqui no sertão sorocabano é quase impossível encontrar um bom curso sobre Photoshop, e os que encontro não são voltados para a real necessidade do fotógrafo. Por isso que livros como esse Photoshop para Fotógrafos, da coleção Biblioteca Fotografe Melhor da Editora Europa, me atraiu tanto. O livro promete ser o guia completo de edição e retoques para os fotógrafos digitais. Acreditando na propaganda da editora, me propus a gastar R$ 100,00 em sua aquisição.

photoshop para fotografos

O livro é em formato grande e possuí papel de ótima qualidade. São 202 páginas de material ricamente ilustrado. Mas, não se trata apenas de um manual sobre técnicas de edição de imagens. Na realidade o livro é uma coletânea de textos escritos por gente do calibre de Alex Summersby, Tim Shelburne, Jade Lord, Rod Lawton e Shaun Weston, entre alguns outros. Gente que entende do que está falando. Cada artigo trata de um assunto específico e no começo de cada texto existe a indicação sobre qual programa da Adobe eles estão tratando (Photoshop ou Elements) e as várias versões.

O livro é dividido em 6 grandes capítulos:

Capítulo 1 – Ferramentas e técnicas (conheça as principais ferramentas e as operações básicas dos programas);

Capítulo 2 – Ajustes (edições básicas como recuperar detalhes, correção de cor, nitidez, ajustes seletivos);

Capítulo 3 – Realces (redução de ruído, HDR, simulação de filtro polarizador, criar efeito de movimento);

Capítulo 4 – Retoques (alterar perspectiva, remover objetos, mudar plano de fundo);

Capítulo 5 – Preto e Branco e efeitos tonais (várias técnicas diferentes de conversão para P&B e seleção das tonalidades diferentes da imagem);

Capítulo 6 – Efeitos Artísticos (fotos panorâmicas, efeito de câmera de orifício, múltiplas exposições);

O livro é bem didático e ótimo para quem não domina muito bem as ferramentas do Photoshop. Todas as técnicas são ilustradas passo a passo e facilmente repetidas pelo leitor. Embora o preço esteja um pouco salgado, a compra desse livro pode ser bem proveitosa para quem quer evoluir nessa arte. Uma dica é sempre visitar o site da Editora Europa, pois toda semana existe uma promoção referente aos livros da Editora. Depois que comprei meu exemplar, já vi o livro por metade do preço nessas promoções.

relacionados


Comentários