Ronaldo Gogoni 7 anos atrás
Se tem uma coisa que nós, usuários do Google Chrome odiamos é a quantidade absurda de recursos que o navegador consome. Em prol de utilizar as facilidades do ecossistema de Mountain View nos vemos na situação em que um browser devora uma quantidade assombrosa de RAM, comprometendo toda a performance.
Isso pode mudar em breve: o Google estaria trabalhando a todo vapor para modernizar o Chrome, tornando-o mais veloz e menos comilão tanto de banda quanto de recursos.
Em setembro último o Google introduziu o Brotli, um novo algoritmo de compressão que foi criado para substituir o atual Zopfli. Na teoria ele seria capaz de reduzir o tamanho dos arquivos da internet em até 26% se comparado com o seu antecessor, o que significa menos consumo de dados e maior velocidade na hora de carregar uma página, que por consequência acabariam ficando mais leves. Ou seja, menos trabalho por parte do processador e menor consumo de RAM. As vantagens sobre o Zopfli e outras tecnologias de compressão como Deflate, LZMA e LZHAM é o fato de ele ser open source, e todos os seus dados estão disponíveis no Github.
O Google o ofereceu como uma solução para quem quisesse utilizá-lo, mas não havia dado indícios de que pretendia aplicá-lo no Chrome… até agora. Através de e-mail compartilhados com a comunidade o Brotli já estaria disponível para implementação, após testes bem sucedidos. Tudo bem que por enquanto ele só se aplica a HTTPS, mas como já foi incluído na versão Canary do navegador não demorará muito para ele ser introduzido na distribuição final.
Isso é excelente, o Chrome é um navegador que está muito à frente dos concorrentes muito por sua integração com os serviços do Google, e ninguém gosta do tanto de RAM que ele come. Por isso, qualquer medida em prol de reduzir seu apetite é bem-vinda.
Fonte: Google Groups.