Meio Bit » Arquivo » Internet » Acompanhe o Papai Noel com o Google e o NORAD

Acompanhe o Papai Noel com o Google e o NORAD

Saiba se o Papai Noel já saiu do Pólo Norte com seu presente: acompanhe as ferramentas online do Google e do NORAD para saber onde o bom velhinho está

8 anos atrás

Tudo começou com um engano honesto. Era véspera de Natal de 1955 e a Guerra Fria estava rolando, deixando todo mundo, principalmente os militares, mordendo suas poltronas. A ameaça de um ataque nuclear era uma realidade, e por causa disso, o coronel Harry Shoup, então de plantão como comandante do CONAD (Continental Air Defense Command, órgão de defesa dos EUA que viria a se tornar o NORAD), deve ter passado pelo momento mais horripilante de sua vida, quando o telefone vermelho, aquele que só poderia ser utilizado em último caso, começou a tocar.

Só duas pessoas tinham o número, o secretário de Defesa e o presidente dos Estados Unidos. Logo, as notícias não poderiam ser das melhores.

Um dia normal na Sala de Guerra do NORAD (Crédito: Dilvulgação/United Artists/Sherwood Productions/MGM/UIP/Paramount Pictures/Universal Pictures)

Um dia normal na Sala de Guerra do NORAD (Crédito: Dilvulgação/
United Artists/Sherwood Productions/MGM/UIP/Paramount Pictures/Universal Pictures)

Ele atendeu, provavelmente suando frio, com um “sim, senhor”, e foi desmantelado pela pergunta de uma garotinha, vindo do outro lado da linha:

“Você é mesmo o Papai Noel?”

A princípio, o coronel Shoup pensou que fosse um trote pregado por um de seus colegas, mas logo toda a história foi desenrolada pela menina e sua mãe: a rede Sears havia encartado, em um jornal de Colorado Springs, um anúncio onde oferecia um número para as crianças ligarem e falarem com o bom velhinho.

Entretanto, o número impresso, ME 2-6681 (nos EUA, é comum trocarem alguns números por letras, fazendo alusão a palavras conhecidas, com base na equivalência dos símbolos no dial) saiu com um typo, e por uma dessas coincidências cósmicas, a propaganda foi veiculada com o número do centro de comando do CONAD, na mesma região.

O anúncio da Sears encartado no jornal The Gazette de Colorado Springs, em 1955, com o número "errado" (Crédito: Reprodução/Bob Jones/NORAD Public Affairs/US Federal Government)

O anúncio da Sears encartado no jornal The Gazette de Colorado Springs, em 1955, com o número "errado" (Crédito: Reprodução/Bob Jones/NORAD Public Affairs/US Federal Government)

O coronel Shoup, ao invés de dar uma de milico estressado, embarcou na brincadeira, dando ordens a todos que estivessem de serviço a atenderem as ligações das crianças, e a responderem corretamente sobre a posição do Papai Noel, utilizando os radares do centro de comando para isso.

De lá para cá, a tradição só aumentou, militares de folga se apresentam para atender as ligações, e toda noite de Natal, o alarme da base do NORAD, na montanha Cheyenne dispara, um operador avisa ter detectado um objeto pequeno entrando no espaço aéreo norte-americano. O comandante informa que é o Papai Noel, e dá permissão de entrada.

Para dar uma ideia de quão "séria" é a brincadeira, o Canadá desloca quatro caças CF-18 Hornet para escoltar o trenó voador. Nos EUA a missão já ficou a cargo de caças F-15, F-16 e F-22.

O NORAD conta com um portal dedicado para o rastreio do Papai Noel, e você pode acompanhar por onde anda o velhinho quando ele entrar nos EUA por ali. Agora, se você prefere uma brincadeira mais global, até para saber quando ele passará por nossas bandas, sempre há o Google.

O site e app Siga o Papai Noel aponta a posição do bom velhinho em tempo real (Crédito: Divulgação/Google)

O site e app Siga o Papai Noel aponta a posição do bom velhinho em tempo real (Crédito: Divulgação/Google)

Desde 2007 o Google também aproveita o Natal para acompanhar a jornada do bom velhinho mundo afora, entregando presentes para as crianças boazinhas (nada foi dito sobre Krampus o estar acompanhando).

O site Siga o Papai Noel, originalmente uma parceria com o NORAD baseada no Google Earth, passou a partir de 2012 a ser uma experiência aberta para todos, usando HTML5 e disponível em qualquer navegador, através da página oficial, ou pelo app para Android.

Claro que é uma vitrine para o Google exibir suas tecnologias, mas quem se importa? O que vale é o espírito natalino.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários