Ronaldo Gogoni 7 anos e meio atrás
O mercado mobile de vez em quando comete algumas coisas no mínimo, curiosas. No que tange e dispositivos vestíveis então já vimos de tudo, mas os mais comuns são os smartwatches. Todo mundo, da Apple à Samsung e LG disputam a atenção do consumidor com seus reloginhos inteligentes.
A Sony não é exceção, embora desta vez ela tenha cometido um novo aparelho um tanto inusitado: trata-se do Wena Wrist, um relógio que diferente de todos os outros, não possui display de LCD.
A Sony, com o dito relógio esperto apresentado na plataforma de crowdfunding própria First Flight (é a empresa e seus formatos proprietários atingindo novos patamares) pretende cativar consumidores de produtos premium, por isso decidiram primar pelo design sobre as funcionalidades. Assim, para a surpresa de todos o display de LCD dançou, dando lugar ao mais que tradicional mostrador com ponteiros como todo bom relógio de pulso costuma ter.
“Mas como ficam as funções do smartwatch”, você pergunta. O foco do Wena Wrist se dará em três categorias, suporte a atividades, pagamentos NFC e notificações. Falando da primeira, o relógio conta com uma série de sensores que monitoram o dia a dia do usuário, acompanhando seu desempenho físico, a qualidade de seu sono e outras características que smartwatches e smartbands em geral fazem.
A segunda também é facilmente resolvida. O Wena Wrist possui NFC, porém ele por enquanto só será compatível com o padrão FeliCa, o mais utilizado no Japão. Assim, basta aproximar o relógio de um sensor e realizar pagamentos com seu smartphone, a saber um iPhone. Sim, curiosamente a Sony está introduzindo um smartwatch que só se conecta com o iOS.
Por fim, as notificações. Elas serão realizadas por vibrações e LEDs personalizáveis que se encontram na pulseira, assim o usuário saberá exatamente qual aplicativo está chamando e caberá a ele atender ou não.
http://www.youtube.com/watch?v=AeKtuILOIo0Flight First — wena wrist
O Wena Wrist possui dois modelos: o Three Hands é o mais minimalista, com mostrador simples; já o Chronograph conta com três mostradores adicionais. Ambos serão vendidos nas cores prata ou preto. Estes são os preços (as edições com valores reduzidos já esgotaram):
A campanha de crowdfunding já ultrapassou a meta dos 10 milhões de ienes (aproximadamente US$ 82.450,00) e a estimativa é que os smartwatches sejam entregues aos compradores entre março e abril. Não há informes de quando ou se o Wena Wrist dará as caras no ocidente, ou se o companion app receberá uma versão para Android.
Fonte: Sony.