Carlos Cardoso 8 anos atrás
É claro que a vida não é um mar de rosas, mas hoje em dia é bem mais tranquilo para deficientes auditivos consumirem mídia. YouTube tem transcrições automáticas, Netflix tem legendas e Closed Caption, e até a locadora do Paulo Coelho é cheia de legendas pra séries que acabaram de sair.
Messengers estão cada vez mais substituindo as mensagens de voz, e muitas empresas têm serviços de atendimento via chat, mas é sempre bom dar ao pessoal que fala com as mãos sem ser italiano uma chance de se comunicar na linguagem nativa.
A Samsung Turquia lançou um call centre com serviços de vídeo especialmente para esse público, e para promover o serviço de atendimento em vídeo, fizeram uma ação excelente.
Pegaram um sujeito chamado Muharrem, morador de Istambul e combinaram uma pegadinha com a irmã. Com um mês de preparativos treinaram atores em LITURS, ou seja lá como chamem a Linguagem Turca de Sinais, e os colocaram pelo trajeto que Muharrem faria.
Sem entender nada ele viu as pessoas interagindo na rua com ele, se comunicando. É um vídeo muito, muito legal e me faz mais uma vez sentir vontade de aprender LIBRAS. Quanto mais capaz de se comunicar você for, maior seu mundo será.
Best of Web — Samsung Muhareem (Legendado)
Fonte: dica do Jaime, via Twitter, e ao floquinho do Tumblr que disse que quem não é surdo não deve aprender linguagem de sinais pois é apropriação cultural, que arda no inferno.