Meio Bit » Arquivo » Mobile » YouTube desativa API e deixa usuários de apps antigos na mão

YouTube desativa API e deixa usuários de apps antigos na mão

Com o fim do suporte à API v2 do YouTube, usuários de Google TVs e Apple TVs antigas antigas deixaram de ter acesso ao serviço de vídeos do Google.

9 anos atrás

youtube

Quando a gente compra um dispositivo ou aplicativo, deseja que ele funcione ad æternum. Raramente pensamos que será apenas uma questão de tempo até que ele deixe de receber atualizações ou fique tão lento e acabe virando um peso de papel.

Um exemplo particular, é o Tweetbot. Lá em 2012, quando o comprei, queria que ele recebesse atualizações da Tapbot para sempre, mas é claro que isso não aconteceu. O pobre do aplicativo ainda tem a cara do iOS 6 e deixou de receber uma quantidade incrível de novos recursos do Twitter. Em breve, uma nova versão será lançada e, se eu quiser, terei que pagar novamente. É a vida…

Na última segunda-feira, no meio do feriadão de Tiradentes, o Google removeu o suporte à API v2 do YouTube. Com a medida, a empresa tem o objetivo de levar uma melhor experiência aos usuários com mais recursos (e publicidade) do serviço de vídeo mais utilizado no mundo. E, com ela, uma leva considerável de usuários foi afetada. De acordo com o Google, o aplicativo do YouTube deixou de ser suportado em equipamentos fabricados até 2012, como Smart TVs, versões antigas da Google TV e algumas Apple TVs.

youtube_api_apple_tv

No caso das Smart TVs, os modelos que contarem com suporte a HTML5 poderão continuar acessando o serviço via youtube.com. Para a Google TV posterior à versão 2, o usuário deverá atualizar o aplicativo. No caso da Apple TV de terceira geração, também será possível atualizar o aplicativo do YouTube e continuar assistindo. Os donos da Apple TV de segunda geração somente poderão ver o conteúdo via AirPlay.

Uma solução aos donos de Apple TV também é comprar uma nova versão do equipamento, mas há uma chance muito grande de no meio do ano, durante a WWDC, a Apple anunciar uma nova versão do equipamento.

relacionados


Comentários