Meio Bit » Arquivo » Ciência » SciCast #57 — Luz

SciCast #57 — Luz

As crônicas dos fótons. Nesse SciCast, ajude-nos a encontrar dados significativos para a última pergunta. E que se faça a Luz.

9 anos atrás

SciCast_MP3Cover

Todos nós sabemos o que a luz significa. Sentimos sua presença, seu calor. Sabemos que ela dá a vida, faz as plantas germinarem, aquece o solo, fornece energia, mas também causando mal a nós e outros seres quando em demasia. Mas é fato que sem ela não estaríamos aqui.

Entretanto, você sabe definir com 100% de certeza o que é a luz? É uma onda? Uma partícula? Ambos? Nenhum dos dois? Quem definiu os conceitos e o que sabemos até hoje sobre ela? São ínumeras perguntas que o pessoal do #SciCast vai tentar responder neste episódio.

Estrela, Ronaldo, Jorge, Éder, Pena e Rafael tentam descobrir o que é mais rápido: a luz, o Flash, o Seiya ou os neutrinos, se as cores são uma ilusão criada pelo cérebro, por que não enxergamos todo o espectro eletromagnético e quem brilha muito e não é uma estrela.

Não esqueça que agora você pode ajudar a financiar o SciCast e visite o hotsite do SciCast para fazer o download e ler outras informações relacionadas.

Produção e Coordenação: Silmar Geremia. Equipe de Pauta: Estrela Steinkirch e Eder Santana. Revisor: Jorge Flávio Costa. Apresentação: Jorge Flávio Costa e Ronaldo Gogoni. Engenharia de Som: Jorge Flávio Costa e Silmar Geremia. Edição, Sonorização e Mixagem: Estrela Steinkirch. Foto da Vitrine: Pablo Rigamonti. Convidados Especiais: Rafael S. Calsaverini e Roberto Pena.

relacionados


Comentários