Meio Bit » Arquivo » Ciência » Energia Solar: excelente exceto para os pássaros

Energia Solar: excelente exceto para os pássaros

Usina solar é responsável pela morte de milhares de pássaros. Clique e leia o motivo mas não ria, sério.

9 anos e meio atrás

pewpewpew

Um velho ditado diz que toda boa ação tem sempre uma punição. Mesmo que isso não seja verdade (dica: é sim) ações continuam tendo consequências, nem sempre agradáveis.

Um dos efeitos do reflorestamento das últimas décadas é que os ventos estão mais lentos, diminuindo a eficiência das usinas de energia eólica. Estas por sua vez têm alguns problemas, e nem falo do barulho. Quem paga o pato são as aves, como você pode ver didaticamente ilustrado neste vídeo.

E não é só o cérebro de passarinho do vídeo em questão: segundo algumas estimativas, por ano nos EUA 39 milhões de aves e morcegos são mortos por turbinas eólicas.

Agora esse número aumentou, graças a outro projeto ecológico criado para salvar a natureza, a BrightSource, uma usina de energia solar no deserto de Mojave com mais de 300 mil espelhos focalizando luz solar em uma torre, aquecendo água e girando turbinas, gerando eletricidade para 140 mil casas. O problema é que esqueceram de um pequeno detalhe no projeto de US$ 2,2 bilhões: raios de energia solar concentrada atraem insetos, que por sua vez atraem pássaros, que voam até passar na frente de um feixe de luz concentrada e… PUFFF pegam fogo em pleno ar.

Você riu e isso é muito feio.

Fiscais do Ibama de lá reportaram uma média de um pássaro bem-passado a cada dois minutos.

A empresa calcula que por ano matam uns 1.000 pássaros. Especialistas independentes projetam 28 mil penosos que se tornarão ex-pássaros na BrightSource.

Ou seja: não se pode fazer nada na Terra sem que haja consequências. Não existe nada 100% verde, o máximo que podemos fazer é minimizar o impacto. Se uma usina dessas mata pássaros e cega pilotos de avião, mas evita que se queime milhões de toneladas de carvão anualmente, no final a balança ainda é positiva.

E quanto aos pássaros, quem mandou evoluírem? Se continuassem velociraptors a gente nem ia pensar em construir uma usina na casa de vocês.

Fonte: NBC.

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários