j. noronha 9 anos atrás
Quem nunca foi perseguido por dias, até semanas por um anúncio, site após site, depois de uma pesquisa por algum produto, que atire a primeira pedra.
Alguém decidiu que se você pesquisa por um tênis, por exemplo, é sinal de que pode ser vencido pela insistência, daí tome anúncio de tênis de toda loja online existente ou que venha a ser criada.
O Google inclusive oferece a opção de parar de ver esse tipo de anúncio, mas é de uma eficiência digna de piada, já que literalmente nada muda depois de marcar que não quer mais esses anúncios.
Como aparentemente as ferramentas existentes não eram irritantes o suficiente, uma nova está tomando conta da internet e já aparece em uma infinidade de sites: o canvas fingerprinting.
Quando você acessa um site que a utiliza, ela faz com que o navegador produza uma imagem invisível; como cada computador traça essa imagem com pequenas diferenças, elas podem ser usadas para atribuir uma identidade única a cada visitante.
De semelhança com as outras, tudo. Ela cria um perfil baseado nos sites que você costuma visitar, anúncios que costuma ver, notícias que lê... a lista é grande.
O código foi criado por uma empresa chamada AddThis, utilizada para compartilhamento de artigos por uma infinidade de blogs e sites, e pode ser encontrado em 5% dos 100 mil maiores sites do mundo. Ele também pode ser encontrado no popular Plentyoffish.
Os criadores afirmam que a ferramenta está dentro do legalmente aceitável e que só utilizam os dados coletados para pesquisa interna e desenvolvimento.
Acredite se quiser.
Esse tipo de monitoramento é a resposta da publicidade ao crescente uso de softwares de bloqueio de anúncios e do uso de janelas anônimas ou mesmo limpeza dos cookies antes de fechar o navegador.
O que você pode fazer para bloqueá-lo? Praticamente nada, além de evitar os sites que utilizam a ferramenta.
Fonte: Propublica