Emanuel Laguna 9 anos atrás
Xbox One: jogos melhores, 100 dólares mais barato saindo agora com o mesmo preço do PS4 e a Microsoft segue perdendo para a Sony pelo 6º mês consecutivo nos Estados Unidos (Crédito: WP Central)
Em junho tivemos o início da Copa do Mundo no Brasil, eventos como o Google I/O e a tradicional edição 2014 da Electronic Entertainment Expo, tudo isso coincidindo com o início das férias escolares de verão nos Estados Unidos.
Graças ao pacote do Xbox One sem o Kinect v2 a 399 dólares (o acessório será lançado avulso para o PC ainda em julho), a Microsoft conseguiu vender em junho nos Estados Unidos pouco mais que o dobro de unidades que esse console havia conseguido em maio. Infelizmente isso não bastou para conter o fenômeno da 8ª geração chamado PlayStation 4.
Isso mesmo, junho foi o sexto mês consecutivo em que o console de 8ª geração da Sony permaneceu como líder em vendas nos Estados Unidos, território no qual a Microsoft liderava com o Xbox 360 na geração passada. Tanto nas vendas de hardware como software o PS4 venceu mês passado.
Sobre os jogos, Watch Dogs terminou junho com 8 milhões de cópias vendidas no mundo, sendo o PS4 o console com a versão mais vendida. Se pegarmos apenas as cópias de Watch Dogs vendidas para o PS4 (210 mil cópias somente nos Estados Unidos no mês passado) o número delas é superado pelo Mario Kart 8, pois o jogo exclusivo do Nintendo Wii U conseguiu vender um total de 885 mil cópias por lá desde o lançamento, sendo 401 mil em junho. Em terceiro lugar na gringolândia temos o velho e bom Minecraft, cuja versão 360 vendeu 151 mil cópias, 7 mil a mais que a versão PS3.
Em relação ao mercado, junho seria o último mês do ano fiscal de 2014 para algumas empresas e a receita total da indústria saltou 24 por cento em relação a junho de 2013: arrecadou US$ 736,4 milhões. Apenas em hardware, houve alta de 106%, muito provavelmente por causa da 8ª geração: foram 292,7 milhões de dólares de receita com os aparelhos. No software, a queda em relação a junho de 2013 foi de 3% e a arrecadação foi de US$ 286,8 milhões. Acessórios se mantiveram estáveis com receita de 156,9 milhões de dólares.
Segundo o NPD Group, com relação ao hardware dedicado a jogos, o ranking de vendas norte-americano ficou assim em junho:
O líder PS4 descansa em seu trono (Crédito: Venture Beat)
↑
Com relação ao software e contabilizando somente mídia física, tivemos em junho o seguinte ranking de vendas nos Estados Unidos:
↓
Fontes: Venture Beat e Games Industry via NeoGAF e Gaming Everything.
Leia também: